O ensino e a vocação científica do professor - supostos da aprendizagem eficiente em Ciências - 8ª série - 1º grau.

Título
O ensino e a vocação científica do professor - supostos da aprendizagem eficiente em Ciências - 8ª série - 1º grau.
Autor
Vera Lúcia Lemos Basto Echenique
Orientação
Ladyr Anchieta da Silveira
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade Interamericana de Educação
Ano
1974
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Estuda o ensino na área de Ciências, 8ª série, visando detectar dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem, verificar a relação existente entre a eficiência do ensino e a vocação científica do professor, constatar a utilização do método científico, oferecer sugestões para incrementar o interesse pelas Ciências. Realiza pesquisa de campo com professores e alunos. Constata que: a) o ensino científico, na concepção adotada, não está sendo desenvolvido eficientemente; b) que o método científico, quando utilizado, não o é eficientemente; c) que os professores não realizam experimentos científicos; d) que, com base nos testes estatísticos, a aprendizagem eficiente na área de Ciências está relacionada ao ensino científico e, este, com a vocação científica do professor; e) que não está sendo alcançado o objetivo da área de Ciências: "Desenvolvimento do pensamento lógico e vivência do método científico".
Palavras Chave
Ensino de ciências; ensino científico;

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física, Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor