Comparação do efeito de duas condições externas na aprendizagem de uma hierarquia de conceitos e princípios.
Título
Comparação do efeito de duas condições externas na aprendizagem de uma hierarquia de conceitos e princípios.
Comparação do efeito de duas condições externas na aprendizagem de uma hierarquia de conceitos e princípios.
Autor
Ana Maria Faleiros
Ana Maria Faleiros
Orientação
Abigail Alvarenga Mahoney
Abigail Alvarenga Mahoney
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1977
1977
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Visa à contraposição de duas condições capazes de promover a aprendizagem de um conteúdo ordenado em seqüência lógica. Prevê sua aplicação na 4a série do 1o grau com dois grupos experimentais, nos quais se verificará o efeito dessas condições. Verifica a existência ou não de diferença significativa de aprendizagem entre as duas condições. Consideradas as limitações advindas de pesquisa em situação de sala de aula de uma escola da rede pública de ensino, espera que os resultados possam ser úteis aos professores, quando forem tomar decisões relativas à organização do conteúdo e condições de aprendizagem em seus planos de ensino. O estudo feito em uma unidade escolar não permite generalizações para outras. A escola selecionada tem características peculiares que a distingue das demais: foi criada com objetivos de experimentação, no sentido de se adotar procedimentos científicos a cada revisão de trabalho e de adequar-se aos seus objetivos.
Visa à contraposição de duas condições capazes de promover a aprendizagem de um conteúdo ordenado em seqüência lógica. Prevê sua aplicação na 4a série do 1o grau com dois grupos experimentais, nos quais se verificará o efeito dessas condições. Verifica a existência ou não de diferença significativa de aprendizagem entre as duas condições. Consideradas as limitações advindas de pesquisa em situação de sala de aula de uma escola da rede pública de ensino, espera que os resultados possam ser úteis aos professores, quando forem tomar decisões relativas à organização do conteúdo e condições de aprendizagem em seus planos de ensino. O estudo feito em uma unidade escolar não permite generalizações para outras. A escola selecionada tem características peculiares que a distingue das demais: foi criada com objetivos de experimentação, no sentido de se adotar procedimentos científicos a cada revisão de trabalho e de adequar-se aos seus objetivos.
Palavras Chave
aprendizagem; ensino.
aprendizagem; ensino.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método