O estudo das ondas: avaliação de um programa de ensino.
Título
O estudo das ondas: avaliação de um programa de ensino.
O estudo das ondas: avaliação de um programa de ensino.
Autor
Simone Grellet Pereira Fernandes
Simone Grellet Pereira Fernandes
Orientação
Nivaldo Nale
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1995
1995
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Objetiva avaliar um conjunto de procedimentos elaborados com o propósito de introduzir o aluno no estudo das ondas, valorizando seu conhecimento prévio e sua participação ativa no processo ensino-aprendizagem. Esse conjunto de procedimentos constituiu o que foi chamado de Programa de Ensino e foi elaborado a partir de alguns pressupostos que são fundamentados principalmente em certos aspectos da teoria de Ausubel, juntamente com Novak e Hanesian. Seguindo a concepção ausubeliana, segundo a qual o que mais influencia a aprendizagem significativa é o conhecimento prévio do aluno, supõe que a melhor maneira para que o professor conheça algo sobre esses conceitos, já presentes na sua estrutura cognitiva é fazer com que o aluno fale, explique, exponha suas dúvidas, ou seja, que o aluno participe. Assim, desenvolve o programa de ensino em torno de atividades que requerem a participação ativa do aluno. Participam do estudo cinco alunos que freqüentavam a disciplina Física Geral Teórica III, do curso de Ciências, habilitação em Química, da Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP. Aplica o programa nas aulas noturnas, em encontros de 2h30min, durante seis semanas. Elabora três atividades de sondagem e seis etapas de atividades práticas, questões e discussões. Constata uma evolução do conhecimento teórico dos alunos.
Objetiva avaliar um conjunto de procedimentos elaborados com o propósito de introduzir o aluno no estudo das ondas, valorizando seu conhecimento prévio e sua participação ativa no processo ensino-aprendizagem. Esse conjunto de procedimentos constituiu o que foi chamado de Programa de Ensino e foi elaborado a partir de alguns pressupostos que são fundamentados principalmente em certos aspectos da teoria de Ausubel, juntamente com Novak e Hanesian. Seguindo a concepção ausubeliana, segundo a qual o que mais influencia a aprendizagem significativa é o conhecimento prévio do aluno, supõe que a melhor maneira para que o professor conheça algo sobre esses conceitos, já presentes na sua estrutura cognitiva é fazer com que o aluno fale, explique, exponha suas dúvidas, ou seja, que o aluno participe. Assim, desenvolve o programa de ensino em torno de atividades que requerem a participação ativa do aluno. Participam do estudo cinco alunos que freqüentavam a disciplina Física Geral Teórica III, do curso de Ciências, habilitação em Química, da Universidade do Sagrado Coração, Bauru-SP. Aplica o programa nas aulas noturnas, em encontros de 2h30min, durante seis semanas. Elabora três atividades de sondagem e seis etapas de atividades práticas, questões e discussões. Constata uma evolução do conhecimento teórico dos alunos.
Palavras Chave
teoria de ausubel; ensino de física; estudo de
teoria de ausubel; ensino de física; estudo de
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
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