Conhecimento empírico x conhecimento sistematizado: a busca por uma unidade entre teoria e prática.
Título
Conhecimento empírico x conhecimento sistematizado: a busca por uma unidade entre teoria e prática.
Conhecimento empírico x conhecimento sistematizado: a busca por uma unidade entre teoria e prática.
Autor
Carlos Eduardo Ferraço
Carlos Eduardo Ferraço
Orientação
Nilda Guimarães Alves
Nilda Guimarães Alves
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1990
1990
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação é apresentada em 2 volumes: i vol.1 traz uma fundamentação para o estudo do objeto a nível da teoria e da prática; o Vol.2 apresenta os anexos relativos ao estydo do objeto a niver da pratica pedagógica. Ela representa o esforço coletivo na construção de uma escola púbica de 1ºgrau mais cientifica e democrática. O aspecto cientifico tentou extrapolar a discussão do conhecimento sistematizado e da ênfase do cientificismo. As discussões e ações realizadas apontaram para a totalidade do processo educacional percebendo a escola, com seus conteúdos e métodos, com um dado momento desse processo. O homem, ser social vejamos uma escola cientifica mas uma sociedade cientifica na medida em que “ciência” não se reduziu a “conhecimento sistematizado” mas foi compreendida como um produto da evolução. Durante o estudo procurou-se garantir a ocupação efetiva de espaços reais e a criação de meios objetivos de participação dos profissionais nas decisões e execuções das atividades e estudos propostos. Buscou-se uma unidade entre teoria educacional idealizada e pratica de sala de aula, discurso/ação.
Esta dissertação é apresentada em 2 volumes: i vol.1 traz uma fundamentação para o estudo do objeto a nível da teoria e da prática; o Vol.2 apresenta os anexos relativos ao estydo do objeto a niver da pratica pedagógica. Ela representa o esforço coletivo na construção de uma escola púbica de 1ºgrau mais cientifica e democrática. O aspecto cientifico tentou extrapolar a discussão do conhecimento sistematizado e da ênfase do cientificismo. As discussões e ações realizadas apontaram para a totalidade do processo educacional percebendo a escola, com seus conteúdos e métodos, com um dado momento desse processo. O homem, ser social vejamos uma escola cientifica mas uma sociedade cientifica na medida em que “ciência” não se reduziu a “conhecimento sistematizado” mas foi compreendida como um produto da evolução. Durante o estudo procurou-se garantir a ocupação efetiva de espaços reais e a criação de meios objetivos de participação dos profissionais nas decisões e execuções das atividades e estudos propostos. Buscou-se uma unidade entre teoria educacional idealizada e pratica de sala de aula, discurso/ação.
Palavras Chave
Conhecimento empírico, conhecimento sistematizado, teoria e pratica.
Conhecimento empírico, conhecimento sistematizado, teoria e pratica.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas