Prática de ensino: a importância do exercício da atividade docente na formação do professor de Ciências.
Título
Prática de ensino: a importância do exercício da atividade docente na formação do professor de Ciências.
Prática de ensino: a importância do exercício da atividade docente na formação do professor de Ciências.
Autor
Hilda Regina Ferreira
Hilda Regina Ferreira
Orientação
Lia Rosemberg
Lia Rosemberg
Instituição
FESPSP
FESPSP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Curso de Pós Graduação
Curso de Pós Graduação
Ano
1979
1979
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A licenciatura pode e deve preparar eficientemente o futuro professor para o desempenho de sua função. Entretanto, as disciplinas de formação pedagógica, que deveriam ter o papel preponderante na integração dos futuros mestres à vida profissional, são quase sempre desvinculadas da prática docente e convertem-se assim em desperdício de tempo, esforço e recursos. Por intermédio de atividades que possibilitem ao futuro professor o contato com os alunos de 1o e 2o graus em situações concretas de sala de aula, a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado podem contribuir decisivamente para a formação de professores capacitados a desempenhar integralmente sua função. O presente trabalho contém algumas propostas de atividades, procedimentos e situações que propiciam esse contato. Essas propostas foram executadas com um grupo de alunos e, a partir dos resultados obtidos, foi possível compor o elenco de atividades aqui apresentado, não como um modelo, mas como uma sugestão a ser estudada e adaptada a cada situação particular.
A licenciatura pode e deve preparar eficientemente o futuro professor para o desempenho de sua função. Entretanto, as disciplinas de formação pedagógica, que deveriam ter o papel preponderante na integração dos futuros mestres à vida profissional, são quase sempre desvinculadas da prática docente e convertem-se assim em desperdício de tempo, esforço e recursos. Por intermédio de atividades que possibilitem ao futuro professor o contato com os alunos de 1o e 2o graus em situações concretas de sala de aula, a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado podem contribuir decisivamente para a formação de professores capacitados a desempenhar integralmente sua função. O presente trabalho contém algumas propostas de atividades, procedimentos e situações que propiciam esse contato. Essas propostas foram executadas com um grupo de alunos e, a partir dos resultados obtidos, foi possível compor o elenco de atividades aqui apresentado, não como um modelo, mas como uma sugestão a ser estudada e adaptada a cada situação particular.
Palavras Chave
Formação de Professores; Licenciatura; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado.
Formação de Professores; Licenciatura; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores