Prática de ensino: a importância do exercício da atividade docente na formação do professor de Ciências.

Título
Prática de ensino: a importância do exercício da atividade docente na formação do professor de Ciências.
Autor
Hilda Regina Ferreira
Orientação
Lia Rosemberg
Instituição
FESPSP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Curso de Pós Graduação
Ano
1979
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A licenciatura pode e deve preparar eficientemente o futuro professor para o desempenho de sua função. Entretanto, as disciplinas de formação pedagógica, que deveriam ter o papel preponderante na integração dos futuros mestres à vida profissional, são quase sempre desvinculadas da prática docente e convertem-se assim em desperdício de tempo, esforço e recursos. Por intermédio de atividades que possibilitem ao futuro professor o contato com os alunos de 1o e 2o graus em situações concretas de sala de aula, a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado podem contribuir decisivamente para a formação de professores capacitados a desempenhar integralmente sua função. O presente trabalho contém algumas propostas de atividades, procedimentos e situações que propiciam esse contato. Essas propostas foram executadas com um grupo de alunos e, a partir dos resultados obtidos, foi possível compor o elenco de atividades aqui apresentado, não como um modelo, mas como uma sugestão a ser estudada e adaptada a cada situação particular.
Palavras Chave
Formação de Professores; Licenciatura; Prática de Ensino; Estágio Supervisionado.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores