A Física, o lúdico e a ciência no 1o grau.

Título
A Física, o lúdico e a ciência no 1o grau.
Autor
Aníbal Fonseca de Figueiredo Neto
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação/Instituto de Física
Ano
1988
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresenta breve análise da atual situação do ensino de Ciências em escolas de 1o grau, em São Paulo-SP, dos seus métodos e recursos, como também da nova proposta curricular deste ensino. Apresenta uma proposta de ensino de Física no 1o grau, dando ênfase à experimentação e relevado a presença da criatividade e do lúdico como elementos essenciais no desenvolvimento integral de uma criança. Aponta para a formação necessária desse novo educador, em particular na área de Física. Concretiza a proposta através do conteúdo de Óptica. Elabora um texto, onde são apresentados elementos desde a clássica Óptica Geométrica até a moderna Óptica Física, culminando com questões de ilusão de óptica e percepção visual. Tudo isso disposto em atividades que, por um lado desafiam a imaginação lúdica da criança e por outro, vão de encontro às expectativas de seu cotidiano, como a construção de uma “falsa máquina de raio X” ou a projeção de estranhas sombras coloridas; sem no entanto, diminuir em nada a compreensão dos modelos físicos explicativos.
Palavras Chave
aspecto lúdico da ciência; oficina de ciências; ensino de

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas