O ensino de Ciências para a defesa e segurança civil.
Título
O ensino de Ciências para a defesa e segurança civil.
O ensino de Ciências para a defesa e segurança civil.
Mestrado em Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil
Autor
Josias Reis Soares
Josias Reis Soares
Orientação
Fátima de Paiva Canesin
Fátima de Paiva Canesin
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A percepção de se criar um novo paradigma de ensino voltado para a Segurança e Defesa Civil vem da certeza de termos procurado e pesquisado os riscos humanos tecnológicos, sociais e biológicos, que rondam a sociedade civil neste planeta economicamente globalizado, e, fragmenta a confiança humana em relação ao mundo que vivemos, tanto ambiental como social. O trabalho de campo foi realizado na cidade de Itaboraí, RJ, onde a Petrobrás iniciou a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, com um investimento previsto de 8,5 bilhões de dólares. Nessa pesquisa, constatou-se o baixo nível de participação e preparação dos habitantes dessa cidade, para vivenciar o processo industrial, o desenvolvimento econômico, a transformação do espaço geográfico que ali se inicia. As evidencias da falta de informação e conhecimento sobre os riscos que se instalam na cidade e seu entorno, nos leva a propor um processo de formação continuada para os professores em escolas da região, visando levar à sala de aula através das Ciências o ensino sobre o cotidiano tecnológico e social, para que através do conhecimento possam mitigar possíveis desastres, principalmente os sociais e preparar novas gerações para viver a sociedade de riscos. Nossa pesquisa foi muito bem aceita pelos entrevistados, que esperam com isto estar contribuindo para a segurança e defesa civil da cidade.
A percepção de se criar um novo paradigma de ensino voltado para a Segurança e Defesa Civil vem da certeza de termos procurado e pesquisado os riscos humanos tecnológicos, sociais e biológicos, que rondam a sociedade civil neste planeta economicamente globalizado, e, fragmenta a confiança humana em relação ao mundo que vivemos, tanto ambiental como social. O trabalho de campo foi realizado na cidade de Itaboraí, RJ, onde a Petrobrás iniciou a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj, com um investimento previsto de 8,5 bilhões de dólares. Nessa pesquisa, constatou-se o baixo nível de participação e preparação dos habitantes dessa cidade, para vivenciar o processo industrial, o desenvolvimento econômico, a transformação do espaço geográfico que ali se inicia. As evidencias da falta de informação e conhecimento sobre os riscos que se instalam na cidade e seu entorno, nos leva a propor um processo de formação continuada para os professores em escolas da região, visando levar à sala de aula através das Ciências o ensino sobre o cotidiano tecnológico e social, para que através do conhecimento possam mitigar possíveis desastres, principalmente os sociais e preparar novas gerações para viver a sociedade de riscos. Nossa pesquisa foi muito bem aceita pelos entrevistados, que esperam com isto estar contribuindo para a segurança e defesa civil da cidade.
Palavras Chave
segurança, defesa civil, Educação, Comperj.
segurança, defesa civil, Educação, Comperj.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores