Sentidos sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva crítica
Título
Sentidos sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva crítica
Sentidos sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da perspectiva crítica
Educação para a Ciência
Autor
Moisés Nascimento Soares
Moisés Nascimento Soares
Orientação
Renato Eugenio da Silva Diniz
Renato Eugenio da Silva Diniz
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente estudo teve como problemática investigar os sentidos educativos, que os formandos dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas de duas universidades públicas, possuem sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa obtida na graduação. Bem como os possíveis porquês destes sentidos, com vistas à obtenção de subsídios para se repensar a formação inicial de professores à luz da perspectiva crítica. Para tanto, num primeiro momento da pesquisa, balizados metodologicamente pela abordagem da pesquisa qualitativa, de tipo estudo exploratório, aplicamos questionários e, em seguida, num segundo momento, realizamos algumas entrevistas com alguns formandos previamente selecionados, com base nas dimensões constituídas a partir das análises mais gerais de nosso primeiro instrumento de pesquisa. As contribuições filosófico-educacionais do pensamento freireano e frankfurtiano, principalmente de Theodor Adorno, bem como os pressupostos do modelo docente dos intelectuais críticos de Giroux (1997) e as considerações críticas sobre o currículo, como as de Appel (2006), balizaram nossas análises e discussões. Delas, constatamos, dentre outras questões, que os sentidos educativos relacionados às compreensões que os licenciandos possuem sobre o ensino de Biologia, sobre os papéis dos educadores e da trajetória formativa se aproximam, tanto de uma visão crítica, progressista e transformadora, quanto de seu contrário, isto é, de uma perspectiva mais ingênua, pragmática, pendendo mais para a adaptação. O modelo da racionalidade técnica e instrumental na formação docente, embora hegemônico, não é único e exclusivo, concorrendo com outros espaços dentro e fora da universidade que oportunizam vivências contra-hegemônicas, como por exemplo, no movimento estudantil da biologia. A partir de uma reflexão das vozes dos licenciandos entrevistados, configuramos cinco conjuntos de sugestões como indicadores para se repensar, em futuras propostas, numa formação inicial sob o foco da discussão curricular críticotransformadora
O presente estudo teve como problemática investigar os sentidos educativos, que os formandos dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas de duas universidades públicas, possuem sobre o ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa obtida na graduação. Bem como os possíveis porquês destes sentidos, com vistas à obtenção de subsídios para se repensar a formação inicial de professores à luz da perspectiva crítica. Para tanto, num primeiro momento da pesquisa, balizados metodologicamente pela abordagem da pesquisa qualitativa, de tipo estudo exploratório, aplicamos questionários e, em seguida, num segundo momento, realizamos algumas entrevistas com alguns formandos previamente selecionados, com base nas dimensões constituídas a partir das análises mais gerais de nosso primeiro instrumento de pesquisa. As contribuições filosófico-educacionais do pensamento freireano e frankfurtiano, principalmente de Theodor Adorno, bem como os pressupostos do modelo docente dos intelectuais críticos de Giroux (1997) e as considerações críticas sobre o currículo, como as de Appel (2006), balizaram nossas análises e discussões. Delas, constatamos, dentre outras questões, que os sentidos educativos relacionados às compreensões que os licenciandos possuem sobre o ensino de Biologia, sobre os papéis dos educadores e da trajetória formativa se aproximam, tanto de uma visão crítica, progressista e transformadora, quanto de seu contrário, isto é, de uma perspectiva mais ingênua, pragmática, pendendo mais para a adaptação. O modelo da racionalidade técnica e instrumental na formação docente, embora hegemônico, não é único e exclusivo, concorrendo com outros espaços dentro e fora da universidade que oportunizam vivências contra-hegemônicas, como por exemplo, no movimento estudantil da biologia. A partir de uma reflexão das vozes dos licenciandos entrevistados, configuramos cinco conjuntos de sugestões como indicadores para se repensar, em futuras propostas, numa formação inicial sob o foco da discussão curricular críticotransformadora
Palavras Chave
ensino de Biologia, formação inicial de professores de Biologia.
ensino de Biologia, formação inicial de professores de Biologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores