Conhecimentos prévios: uma abordagem sobre sua utilização pelos professores de ciências das séries iniciais do ensino fundamental.
Título
Conhecimentos prévios: uma abordagem sobre sua utilização pelos professores de ciências das séries iniciais do ensino fundamental.
Conhecimentos prévios: uma abordagem sobre sua utilização pelos professores de ciências das séries iniciais do ensino fundamental.
Educação
Autor
Ana Carolina Moura Bezerra Sobral
Ana Carolina Moura Bezerra Sobral
Orientação
Francimar Martins Teixeira
Francimar Martins Teixeira
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Pesquisas em torno de como novos conhecimentos são estruturados têm direcionado esforços para enfatizar a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes na aprendizagem de novos conhecimentos. Esse fato tem levado os professores a valorizar o que o estudante já sabe sobre determinado conteúdo, de tal maneira que se tornou quase uma "obrigatoriedade" trazê-lo para a sala de aula. Entretanto, nem sempre o fato de trazer este conhecimento para as aulas significa dizer que ele esteja sendo utilizado para a construção de novos conhecimentos pelo estudante. Na tentativa de subsidiar a elaboração de estratégias de ensino que partam do que os estudantes já sabem para a construção de conhecimentos em ciências naturais, conduzimos um estudo de caso de uma prática considerada bem sucedida no ensino de ciências, pois utilizar os conhecimentos prévios dos estudantes na construção de um novo conhecimento. Os dados desta pesquisa foram gerados a partir da do registro das aulas de ciências observadas durante o período de três meses em que acompanhamos o desenvolvimento de um projeto sobre os Biomas brasileiros, desde a apresentação do tema aos estudantes ate a culminância dos trabalhos em uma exposição num shopping da cidade. As aulas foram filmadas e transcritas integralmente. Do total de aulas registradas, escolhemos três momentos de forma aleatória a sequência das aulas observadas cuja principal característica era a mobilização de estratégias de utilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Denominamos estes momentos de episódios e sobre estes estruturamos toda nossa análise dos dados. Como resultados da pesquisa, identificamos duas estratégias básicas mobilizadas pela 1) professora para tratar os conhecimentos prévios dos estudantes: Considera e Não considera. No primeiro tipo de estratégia identificamos duas formas de tratar os conhecimentos prévios: Suscita, quando a professora faz emergir, vir a tona os conhecimentos prévios e Amplia, quando a professora mobiliza formas de enriquecer os conhecimentos que os estudantes. apresentam. Na segunda estratégia básica, identificamos situações em que os conhecimentos. Dos estudantes não são considerados pela professora, quando o conhecimento é negado e quando a mesma, apesar de escutar o que os estudantes falam não dá ouvidos nem faz comentários sobre o que foi falado. Através das estratégias de ensino investigadas, pudemos identificar uma possibilidade de trabalhar os conhecimentos prévios em sala de aula, como também apresentar um ponto de partida para abordagens posteriores sobre formas diferentes de abordar um novo conhecimento em ciências naturais.
Pesquisas em torno de como novos conhecimentos são estruturados têm direcionado esforços para enfatizar a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes na aprendizagem de novos conhecimentos. Esse fato tem levado os professores a valorizar o que o estudante já sabe sobre determinado conteúdo, de tal maneira que se tornou quase uma "obrigatoriedade" trazê-lo para a sala de aula. Entretanto, nem sempre o fato de trazer este conhecimento para as aulas significa dizer que ele esteja sendo utilizado para a construção de novos conhecimentos pelo estudante. Na tentativa de subsidiar a elaboração de estratégias de ensino que partam do que os estudantes já sabem para a construção de conhecimentos em ciências naturais, conduzimos um estudo de caso de uma prática considerada bem sucedida no ensino de ciências, pois utilizar os conhecimentos prévios dos estudantes na construção de um novo conhecimento. Os dados desta pesquisa foram gerados a partir da do registro das aulas de ciências observadas durante o período de três meses em que acompanhamos o desenvolvimento de um projeto sobre os Biomas brasileiros, desde a apresentação do tema aos estudantes ate a culminância dos trabalhos em uma exposição num shopping da cidade. As aulas foram filmadas e transcritas integralmente. Do total de aulas registradas, escolhemos três momentos de forma aleatória a sequência das aulas observadas cuja principal característica era a mobilização de estratégias de utilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Denominamos estes momentos de episódios e sobre estes estruturamos toda nossa análise dos dados. Como resultados da pesquisa, identificamos duas estratégias básicas mobilizadas pela 1) professora para tratar os conhecimentos prévios dos estudantes: Considera e Não considera. No primeiro tipo de estratégia identificamos duas formas de tratar os conhecimentos prévios: Suscita, quando a professora faz emergir, vir a tona os conhecimentos prévios e Amplia, quando a professora mobiliza formas de enriquecer os conhecimentos que os estudantes. apresentam. Na segunda estratégia básica, identificamos situações em que os conhecimentos. Dos estudantes não são considerados pela professora, quando o conhecimento é negado e quando a mesma, apesar de escutar o que os estudantes falam não dá ouvidos nem faz comentários sobre o que foi falado. Através das estratégias de ensino investigadas, pudemos identificar uma possibilidade de trabalhar os conhecimentos prévios em sala de aula, como também apresentar um ponto de partida para abordagens posteriores sobre formas diferentes de abordar um novo conhecimento em ciências naturais.
Palavras Chave
ensino de Ciências, conhecimento prévio, estratégias de ensino.
ensino de Ciências, conhecimento prévio, estratégias de ensino.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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