Biotecnologia no ensino médio: modelo e aplicação em sala de aula.

Título
Biotecnologia no ensino médio: modelo e aplicação em sala de aula.
Biotecnologia
Autor
Josimar Bispo de Souza
Orientação
Wagner Wuo
Instituição
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho de mestrado investigou a possibilidade de apresentação de noções básicas de biotecnologia, para alunos de Ensino Médio, em uma escola pública em Itaquaquecetuba, Estado de São Paulo. A pesquisa, que foi fundamentada na pesquisa-ação, seguiu orientação teórica de correntes construtivistas. Para a parte prática desenvolvida em sala de aula utilizaram-se protocolos elaborados e testados por pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal. Esses protocolos foram adaptados ao contexto da escola alvo da investigação. Na pesquisa foram utilizadas duas salas de terceiro ano de Ensino Médio, em um total de 70 alunos voluntários. Em uma das salas foram aplicados os protocolos de ensino de biotecnologia, interligando as disciplinas biologia e química através de tópicos e atividades integradas, enquanto a outra prosseguiu com a programação normalmente seguida pelo plano de aula dos professores. Foram aplicados dois conjuntos de questionários – pré-teste e pós- teste - a todos os alunos, um anterior à aplicação das atividades e outro logo após o término. Os resultados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados das análises evidenciaram um ganho de aprendizagem significativa no grupo que realizou as atividades propostas. Concluiu-se por intermédio desses dados ser possível a inclusão de noções básicas de biotecnologia na programação do ensino médio em escola pública do Estado de São Paulo, propondo inserções de atividades interdisciplinares e contextualizadas com as disciplinas de Química e Biologia.
Palavras Chave
ensino de biotecnologia, biotecnologia no ensino médio.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método