Oficinas pedagógicas de Ciências: revelando as vozes de um discurso na formação continuada de professores.

Título
Oficinas pedagógicas de Ciências: revelando as vozes de um discurso na formação continuada de professores.
Educação em Ciências e Saúde
Autor
Lucia Helena Pralon de Souza
Orientação
Guaracira Gouvea de Sousa
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nas últimas décadas os professores têm convivido com o discurso constante da necessidade de sua atualização permanente. Muitos estudos e pesquisas acadêmicas vêm confirmar essa real necessidade. Nos grandes centros urbanos brasileiros não faltam oportunidades para o professor estar se atualizando em cursos, minicursos e oficinas que têm sido oferecidos pelos inúmeros espaços que atuam na formação continuada de professores. Neste trabalho apresentamos um estudo sobre as Oficinas Pedagógicas de Ciências oferecidas na formação continuada de professores no Rio de Janeiro nos últimos dez anos, por considerar o significativo papel que este recurso tem desempenhado na progressão profissional dos professores. Apoiados em referenciais teóricos da Filosofia da Linguagem e da Formação do Professor de Ciências, analisamos os títulos e ementas de 175 oficinas, por acreditar que estes textos representam uma categoria particular de diálogo entre as instituições (pesquisa), os professores (escola) e a sociedade. Através deles buscamos identificar as vozes que se fazem presentes e que nos revelam os movimentos pedagógicos mais influentes no período em questão. Dentre os nossos resultados, ressaltamos: a constatação da polissemia do termo oficina pedagógica no campo da educação; a persistência de práticas teoricamente superadas, mas que permanecem significativas para os professores; as abordagens teóricas predominantes no período e o predomínio das ações voltadas para atualização em aspectos didáticos nas oficinas analisadas.
Palavras Chave
ensino de Ciências, formação continuada, oficinas pedagógicas.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores