O estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real
Título
O estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real
O estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real
Educação para a Ciência
Autor
Neusa Elisa Carignato Sposito
Neusa Elisa Carignato Sposito
Orientação
Ana Maria De Andrade Caldeira
Ana Maria De Andrade Caldeira
Instituição
UNESP - Bauru
UNESP - Bauru
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo trata do estágio supervisionado realizado por dezenove licenciandos do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, da UNESP Bauru, no segundo semestre de 2006 em três diferentes Escolas de Educação Básica, públicas. O objetivo da pesquisa foi verificar se a efetivação do estágio supervisionado poderia ocorrer em atendimento às determinações das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores no que se refere à parceria entre as instituições formadoras: a Universidade e a Escola de Educação Básica. Essa legislação propõe um acordo preliminar entre as diferentes instituições de ensino e, em decorrência desse acordo, a elaboração de um projeto de estágio com ações de mútua colaboração entre elas. Há necessidade de se pesquisar sobre esse assunto, em especial na Licenciatura em Ciências Biológicas, diante do pouco que foi publicado até agora, em virtude de a lei estar em fase de implementação. A presente pesquisa teve três etapas: a preliminar (momento da apresentação da pesquisadora às duas diretoras e uma vice-diretora das três escolas de educação básica do estágio supervisionado centrado na parceria entre as instituições), a intermediária (fase da realização do estágio supervisionado propriamente dito, envolvendo os licenciandos, as professoras, os alunos das escolas públicas, as diretoras, vice-diretora e coordenador pedagógico) e a final (período de encerramento com uma avaliação escrita feita pelos licenciados sobre o estágio realizado). Trata-se de pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: gravações, relatórios, anotações, questionários. Os dados obtidos foram analisados a fim de fazer as aproximações entre a legislação, literatura e ações desenvolvidas pelos participantes no sentido de compor o ES integrado. A análise dos dados indicou possibilidades e limites. As possibilidades foram: 1. a construção da identidade profissional do professor, 2. o benefício mútuo entre as duas instituições envolvidas, 3. a inclusão dos licenciandos e suas ações no Projeto Pedagógico da escola, tornando-os atores constituintes do contexto escolar, 4. a contribuição de diferentes atores da Escola de Educação Básica como responsáveis pelas ações e orientações dos licenciandos, 5. a motivação profissional capaz instigar os licenciandos a serem professores, 6. a concepção de prática em que a teoria seja intrínseca a ela, superando a concepção de que o estágio é a prática e a graduação é a teoria. Os limites foram: 1. a ausência de identidade própria dos cursos de Licenciatura, 2. a falta de vontade política que envolve os dois sistemas de ensino o do ensino básico e do ensino superior no sentido de priorizar a implantação do ES integrado, na UNESP. Concluiu-se que a presente pesquisa contribuiu em evidenciar algumas situações para o desenvolvimento do ES integrado, mas as mesmas não se esgotam aí, havendo necessidade de outras pesquisas para esse fim.
Este estudo trata do estágio supervisionado realizado por dezenove licenciandos do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, da UNESP Bauru, no segundo semestre de 2006 em três diferentes Escolas de Educação Básica, públicas. O objetivo da pesquisa foi verificar se a efetivação do estágio supervisionado poderia ocorrer em atendimento às determinações das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores no que se refere à parceria entre as instituições formadoras: a Universidade e a Escola de Educação Básica. Essa legislação propõe um acordo preliminar entre as diferentes instituições de ensino e, em decorrência desse acordo, a elaboração de um projeto de estágio com ações de mútua colaboração entre elas. Há necessidade de se pesquisar sobre esse assunto, em especial na Licenciatura em Ciências Biológicas, diante do pouco que foi publicado até agora, em virtude de a lei estar em fase de implementação. A presente pesquisa teve três etapas: a preliminar (momento da apresentação da pesquisadora às duas diretoras e uma vice-diretora das três escolas de educação básica do estágio supervisionado centrado na parceria entre as instituições), a intermediária (fase da realização do estágio supervisionado propriamente dito, envolvendo os licenciandos, as professoras, os alunos das escolas públicas, as diretoras, vice-diretora e coordenador pedagógico) e a final (período de encerramento com uma avaliação escrita feita pelos licenciados sobre o estágio realizado). Trata-se de pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram: gravações, relatórios, anotações, questionários. Os dados obtidos foram analisados a fim de fazer as aproximações entre a legislação, literatura e ações desenvolvidas pelos participantes no sentido de compor o ES integrado. A análise dos dados indicou possibilidades e limites. As possibilidades foram: 1. a construção da identidade profissional do professor, 2. o benefício mútuo entre as duas instituições envolvidas, 3. a inclusão dos licenciandos e suas ações no Projeto Pedagógico da escola, tornando-os atores constituintes do contexto escolar, 4. a contribuição de diferentes atores da Escola de Educação Básica como responsáveis pelas ações e orientações dos licenciandos, 5. a motivação profissional capaz instigar os licenciandos a serem professores, 6. a concepção de prática em que a teoria seja intrínseca a ela, superando a concepção de que o estágio é a prática e a graduação é a teoria. Os limites foram: 1. a ausência de identidade própria dos cursos de Licenciatura, 2. a falta de vontade política que envolve os dois sistemas de ensino o do ensino básico e do ensino superior no sentido de priorizar a implantação do ES integrado, na UNESP. Concluiu-se que a presente pesquisa contribuiu em evidenciar algumas situações para o desenvolvimento do ES integrado, mas as mesmas não se esgotam aí, havendo necessidade de outras pesquisas para esse fim.
Palavras Chave
estágio supervisionado, licenciatura, Ciências Biológicas, escola-universidade, formação inicial.
estágio supervisionado, licenciatura, Ciências Biológicas, escola-universidade, formação inicial.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores