"Raças humanas" e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio

Título
"Raças humanas" e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio
Educação
Autor
Luiz Felipe Peçanha Stelling
Orientação
Sonia Kapras Teixeira
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Historicamente, na Biologia e nas ciências sociais, as concepções de "raças humanas" e raças biológicas são polissêmicas, ambíguas e sem consenso. Na atualidade, causam controvérsia e podem ser utilizadas com fortes vieses ideológicos. A pesquisa avaliou tais concepções em livros didáticos recentes de Biologia, seis recomendados pelo PNLEM e um de autor tradicional no mercado editorial. O corpus analisado mostrou-se muito heterogêneo no modo de desenvolvimento acerca das concepções de raças humanas: enquanto alguns livros apresentam textos não verbais (fotos, etc.) que parecem evidenciar grupos raciais humanos, outros livros explicitamente negam a existência de raças, mas utilizam o conceito cultural de grupos étnicos de forma intencional ou eufêmica. Da análise, emergiram categorias que permitiram dividir o corpus em dois grupos, um mais afim com as recomendações dos PCN+ acerca de raças humanas, e outro grupo que se afasta delas.
Palavras Chave
livro didático, raças humanas, currículo de Biologia

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos