Trajetórias da formação docente: o caso da licenciatura curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970.
Título
Trajetórias da formação docente: o caso da licenciatura curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970.
Trajetórias da formação docente: o caso da licenciatura curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970.
Educação
Autor
Daniele Aparecida de Lima Tavares
Daniele Aparecida de Lima Tavares
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar as trajetórias da formação docente no período de 1960 – 1980, especificamente o surgimento dos cursos de Licenciatura Curta em Ciências. Para tanto, tomamos como base em fontes escritas (documentos legais – indicações, resoluções, decretos – lei e LDBEN –, artigos publicados na Revista Cultura e Ciência, em atas de congressos e reuniões científicas e livros e dissertação e teses) e fontes orais (entrevistas realizadas com três professores, os quais participaram ativamente neste processo histórico). A análise destas fontes nos permitiu montar um quadro histórico que vislumbrássemos as trajetórias da formação docente re-significada em processos econômicos, políticos e sociais. É preciso ressaltar que as licenciaturas curtas ou de 1º ciclo foram primeiramente aprovadas em outubro de 1964 e, posteriormente, com modificações, em 1971. Estudamos dois momentos históricos: a década de 60 e a década de 1970. Duas justificativas e soluções que se diferenciaram com relação ao surgimento de uma nova ideologia de formação docente.
O presente trabalho objetivou investigar as trajetórias da formação docente no período de 1960 – 1980, especificamente o surgimento dos cursos de Licenciatura Curta em Ciências. Para tanto, tomamos como base em fontes escritas (documentos legais – indicações, resoluções, decretos – lei e LDBEN –, artigos publicados na Revista Cultura e Ciência, em atas de congressos e reuniões científicas e livros e dissertação e teses) e fontes orais (entrevistas realizadas com três professores, os quais participaram ativamente neste processo histórico). A análise destas fontes nos permitiu montar um quadro histórico que vislumbrássemos as trajetórias da formação docente re-significada em processos econômicos, políticos e sociais. É preciso ressaltar que as licenciaturas curtas ou de 1º ciclo foram primeiramente aprovadas em outubro de 1964 e, posteriormente, com modificações, em 1971. Estudamos dois momentos históricos: a década de 60 e a década de 1970. Duas justificativas e soluções que se diferenciaram com relação ao surgimento de uma nova ideologia de formação docente.
Palavras Chave
licenciatura curta em Ciências, formação docente.
licenciatura curta em Ciências, formação docente.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas