Trajetórias da formação docente: o caso da licenciatura curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970.

Título
Trajetórias da formação docente: o caso da licenciatura curta em Ciências das décadas de 1960 e 1970.
Educação
Autor
Daniele Aparecida de Lima Tavares
Orientação
Sandra Lúcia Escovedo Selles
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2006
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente trabalho objetivou investigar as trajetórias da formação docente no período de 1960 – 1980, especificamente o surgimento dos cursos de Licenciatura Curta em Ciências. Para tanto, tomamos como base em fontes escritas (documentos legais – indicações, resoluções, decretos – lei e LDBEN –, artigos publicados na Revista Cultura e Ciência, em atas de congressos e reuniões científicas e livros e dissertação e teses) e fontes orais (entrevistas realizadas com três professores, os quais participaram ativamente neste processo histórico). A análise destas fontes nos permitiu montar um quadro histórico que vislumbrássemos as trajetórias da formação docente re-significada em processos econômicos, políticos e sociais. É preciso ressaltar que as licenciaturas curtas ou de 1º ciclo foram primeiramente aprovadas em outubro de 1964 e, posteriormente, com modificações, em 1971. Estudamos dois momentos históricos: a década de 60 e a década de 1970. Duas justificativas e soluções que se diferenciaram com relação ao surgimento de uma nova ideologia de formação docente.
Palavras Chave
licenciatura curta em Ciências, formação docente.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas