O ensino de Ciências e a escola nova: análise de interfaces entre História da Ciência e ensino.

Título
O ensino de Ciências e a escola nova: análise de interfaces entre História da Ciência e ensino.
Autor
Elisabete Tonobohn
Orientação
Maria Helena Roxo Beltran
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Ano
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo desta dissertação consiste em analisar o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, alguns de seus pressupostos e decorrência no ensino de ciência entre 1930 a 1950. Situação no qual o Brasil apresentava um novo modelo político, econômico e social em que a educação brasileira passaria a exercer papel fundamental nesta nova reorganização. O modelo proposto pelos pioneiros da escola nova em destaque: Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo, por meio do Manifesto dos Pioneiros, traduziram-se em ressaltar princípios democráticos de educação para toda a nação. A atuação destes três ícones do movimento dos pioneiros pautava-se na filosofia do pragmatismo de John Dewey - sobre a educação experimental. Embora o pragmatismo estivesse expresso no manifesto, podemos identificar neste modelo traços de semelhança com ideias positivistas. Outro aspecto relevante desse trabalho foi o de tentar relacionar as duas correntes: do positivismo e do pragmatismo em parte de suas concepções. A aproximação que se pode verificar foi sobre o sentido de progresso que ambas as correntes traziam no bojo de suas propostas. Tanto o pragmatismo tinha uma ideia de desenvolvimento como o positivismo também, perspectivas diferenciadas, mas a aproximação se deu na valorização da ciência como objetivo de progresso. Estas duas correntes apresentavam relevância ao tratarem da educação e da ciência como elementos fundamentais para o progresso de uma nação. A reforma de Campos no começo de 30 abrangeu grande parte das propostas apresentadas pelos pioneiros. Dos quais, educação pública do jardim de infância até a universidade, escola laica e democrática. Valorização da ciência ou do conhecimento científico como ponto de partida para o desenvolvimento e, o modelo incutido nesta proposta era de John Dewey. A Reforma Capanema modificou o ensino secundário no país, porém o contexto histórico também havia mudado para um regime totalitário e que por tanto não caberia mais a defesa dos princípios do movimento nesta conjuntura, uma vez que, a raiz deste movimento pautou-se numa educação democrática como caminho para a aprendizagem. Apesar de o positivismo ter sua maior influência no final do século XIX e no início do século XX, estava presente neste contexto. Esta afirmação se dá em acreditar que não havia sido possível uma mudança tão rápida na assimilação de outra filosofia que influenciasse as características históricas, sociais e principalmente educacionais do país. À luz da História da Ciência procuraremos considerar uma interface com o ensino. Uma possibilidade de analisarmos como os conhecimentos científicos foram sendo assimilados e difundidos ao longo desse processo.
Palavras Chave
Escola Nova, progresso, pragmatismo, positivismo.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
História da Ciência