Significando o livro didático: com a palavra o professor de Ciências.
Título
Significando o livro didático: com a palavra o professor de Ciências.
Significando o livro didático: com a palavra o professor de Ciências.
Autor
Mariana Cassab Torres
Mariana Cassab Torres
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O trabalho tem como objetivo investigar os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático num contexto de escolha do material. Na definição de nossa questão e condução de nossas reflexões adotamos a análise de discurso francesa como referencial teórico-metodológico que também nos ajudou a pensar e definir a estratégia de produção dos dados da investigação. Esta se deu no contexto de grupos focais realizados em dois Polos de Ciências e Matemática do município do Rio de Janeiro. Os dois grupos focais realizados contaram com a participação de 13 professores de ciências que foram convidados a discutir a respeito de questões relativas ao livro didático e sua escolha. A partir dos textos produzidos procuramos compreender quais sentidos o professor atribui ao livro no momento de sua escolha. Concluímos, que estes sentidos são plurais, todavia, bastante marcados pela ilusão da relação direta entre pensamento/mundo/linguagem. Além disso, constituem-se, fundamentalmente, na relação entre as imagens de aluno, ensino e livro que o professor estabelece. Considerações a respeito da natureza da ciência se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro. Procuramos compreender estas significações na relação com outros discursos que constituem o dizer do professor, tais como o discurso da política do livro didático e de sua formação profissional e assim compreender como os dizeres dos professores distanciam-se ou se aproximam destes outros discursos.
O trabalho tem como objetivo investigar os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático num contexto de escolha do material. Na definição de nossa questão e condução de nossas reflexões adotamos a análise de discurso francesa como referencial teórico-metodológico que também nos ajudou a pensar e definir a estratégia de produção dos dados da investigação. Esta se deu no contexto de grupos focais realizados em dois Polos de Ciências e Matemática do município do Rio de Janeiro. Os dois grupos focais realizados contaram com a participação de 13 professores de ciências que foram convidados a discutir a respeito de questões relativas ao livro didático e sua escolha. A partir dos textos produzidos procuramos compreender quais sentidos o professor atribui ao livro no momento de sua escolha. Concluímos, que estes sentidos são plurais, todavia, bastante marcados pela ilusão da relação direta entre pensamento/mundo/linguagem. Além disso, constituem-se, fundamentalmente, na relação entre as imagens de aluno, ensino e livro que o professor estabelece. Considerações a respeito da natureza da ciência se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro. Procuramos compreender estas significações na relação com outros discursos que constituem o dizer do professor, tais como o discurso da política do livro didático e de sua formação profissional e assim compreender como os dizeres dos professores distanciam-se ou se aproximam destes outros discursos.
Palavras Chave
livro didático, análise do discurso, recursos didáticos.
livro didático, análise do discurso, recursos didáticos.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor