A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental.

Título
A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental.
Autor
Tito Ricardo de Almeida Tortori
Orientação
Deise Miranda Vianna
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esse estudo apresenta as repercussões dos projetos de reformas curriculares nas escolas em relação às práticas de gestão, organização e funcionamento do espaço escolar, às práticas dos professores no exercício de sua profissão. Os processos de reformas curriculares abrem oportunidade para a reflexão sobre o Ensino de Ciências Naturais a partir da proposição pelos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais de um novo Paradigma Curricular Nacional. Entretanto, defende que as mudanças propostas em relação ao Ensino de Ciências e a sua didática específica devem também ser acompanhadas de programas de formação continuada para os docentes. Consideramos que o novo contexto curricular entra em conflito com a cultura tradicional da escola, cuja concepção de currículo, conteúdo, estratégias didáticas válidas, de ensino-aprendizagem, ainda se mantém pouco atingidas, em especial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, gerando um quadro de dúvida, insegurança e desconhecimento nas unidades escolares. A pesquisa se desenvolve a partir de análise documental, revisão de literatura, análise das entrevistas com diretores, coordenadores, professores de quatro unidades da rede estadual sobre o projeto de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, investigando como os docentes interagem com as reformas curriculares e de que forma esses momentos atuam como elementos facilitadores da reflexão e reformulação da prática pedagógica. A Dissertação apresenta uma reflexão sobre os rumos da formação docente a partir das novas diretrizes curriculares para a formação do professor da Educação Básica; uma análise sobre as recentes reformas curriculares na educação brasileira a partir das leis, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação; análise dos documentos vinculados ao processo de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação.
Palavras Chave
planejamento, reformas curriculares, ensino fundamental, formação continuada de professores.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas