A aula de campo como estratégia facilitadora para o ensino de zoologia no curso de Ciências Biológicas.

Título
A aula de campo como estratégia facilitadora para o ensino de zoologia no curso de Ciências Biológicas.
Autor
Vanda Trettel
Orientação
Lucí Mendes de Melo Bonini
Instituição
UBC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A atividade docente é uma constante busca para melhorar o ensino-aprendizagem. Atuando como professora universitária há vários anos, e na busca de maneiras de estimular os alunos à aprendizagem, percebeu-se que a aula de campo exercia um certo fascínio sobre eles, permitindo que manipulassem diretamente o seu objeto de estudo obtendo uma maior aprendizagem. Por isso escolheu-se corroborar esta observação, por meio de uma pesquisa participante, com os alunos de uma Universidade da Grande São Paulo. A pesquisa foi qualitativa baseada na observação em situação real de aula, com turmas preestabelecidas, determinada pela Universidade. Antes da pesquisa de campo, fez se um estudo bibliográfico a fim de verificar como o ensino de Zoologia está sendo abordado e as sugestões feitas pelos educadores. A observação do desempenho dos alunos e seus depoimentos, permitiu concluir que a estratégia é uma das mais aprovadas pelos educandos. Espera-se que este trabalho seja mais um passo para colaborar com os docentes comprometidos com a educação e preocupados com a qualidade do profissional que irão formar. A aula de campo proporciona, além do conhecimento sistematizado e técnico sobre os animais estudados, a interação do grupo e a consciência da necessidade de respeito à natureza, como respeito a si própria e à vida humana.
Palavras Chave
processo ensino-aprendizagem, aula de campo, Zoologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos