A aula de campo como estratégia facilitadora para o ensino de zoologia no curso de Ciências Biológicas.
Título
A aula de campo como estratégia facilitadora para o ensino de zoologia no curso de Ciências Biológicas.
A aula de campo como estratégia facilitadora para o ensino de zoologia no curso de Ciências Biológicas.
Autor
Vanda Trettel
Vanda Trettel
Orientação
Lucí Mendes de Melo Bonini
Lucí Mendes de Melo Bonini
Instituição
UBC
UBC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A atividade docente é uma constante busca para melhorar o ensino-aprendizagem. Atuando como professora universitária há vários anos, e na busca de maneiras de estimular os alunos à aprendizagem, percebeu-se que a aula de campo exercia um certo fascínio sobre eles, permitindo que manipulassem diretamente o seu objeto de estudo obtendo uma maior aprendizagem. Por isso escolheu-se corroborar esta observação, por meio de uma pesquisa participante, com os alunos de uma Universidade da Grande São Paulo. A pesquisa foi qualitativa baseada na observação em situação real de aula, com turmas preestabelecidas, determinada pela Universidade. Antes da pesquisa de campo, fez se um estudo bibliográfico a fim de verificar como o ensino de Zoologia está sendo abordado e as sugestões feitas pelos educadores. A observação do desempenho dos alunos e seus depoimentos, permitiu concluir que a estratégia é uma das mais aprovadas pelos educandos. Espera-se que este trabalho seja mais um passo para colaborar com os docentes comprometidos com a educação e preocupados com a qualidade do profissional que irão formar. A aula de campo proporciona, além do conhecimento sistematizado e técnico sobre os animais estudados, a interação do grupo e a consciência da necessidade de respeito à natureza, como respeito a si própria e à vida humana.
A atividade docente é uma constante busca para melhorar o ensino-aprendizagem. Atuando como professora universitária há vários anos, e na busca de maneiras de estimular os alunos à aprendizagem, percebeu-se que a aula de campo exercia um certo fascínio sobre eles, permitindo que manipulassem diretamente o seu objeto de estudo obtendo uma maior aprendizagem. Por isso escolheu-se corroborar esta observação, por meio de uma pesquisa participante, com os alunos de uma Universidade da Grande São Paulo. A pesquisa foi qualitativa baseada na observação em situação real de aula, com turmas preestabelecidas, determinada pela Universidade. Antes da pesquisa de campo, fez se um estudo bibliográfico a fim de verificar como o ensino de Zoologia está sendo abordado e as sugestões feitas pelos educadores. A observação do desempenho dos alunos e seus depoimentos, permitiu concluir que a estratégia é uma das mais aprovadas pelos educandos. Espera-se que este trabalho seja mais um passo para colaborar com os docentes comprometidos com a educação e preocupados com a qualidade do profissional que irão formar. A aula de campo proporciona, além do conhecimento sistematizado e técnico sobre os animais estudados, a interação do grupo e a consciência da necessidade de respeito à natureza, como respeito a si própria e à vida humana.
Palavras Chave
processo ensino-aprendizagem, aula de campo, Zoologia.
processo ensino-aprendizagem, aula de campo, Zoologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
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