O olhar de hórus: uma perspectiva interdisciplinar do ensino na disciplina História da Ciência.

Título
O olhar de hórus: uma perspectiva interdisciplinar do ensino na disciplina História da Ciência.
Autor
Diamantino Fernandes Trindade
Orientação
Ivani Catarina Arantes Fazenda
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar criticamente, sob a ótica da interdisciplinaridade, minha vivência como professor de História da Ciência e a função desta disciplina como eixo norteador para a Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias no Ensino Médio. Privilegiei a História de Vida como eixo metodológico possível de dialogar com a disciplina História da Ciência em seus princípios teóricos. O resgate da minha trajetória de vida inserida na vivência de professor remeteu-me ao encontro das lendas da criação, do mito de Hórus, utilizado como metáfora sobre a qual estruturei a narrativa. Hórus lançou seus olhares para a Ciência, os professores e os alunos. O primeiro olhar estabeleceu relações da Ciência com o mito, a religião, o poder e a educação. O segundo olhar mostrou os impasses da prática de um professor da disciplina História da Ciência no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores de ciências. O terceiro olhar revela-se a partir de depoimentos dos meus alunos. A relevância do presente estudo alicerça-se na disciplina História da Ciência que, desenvolvida na forma aqui relatada, mostrou-se um atributo interdisciplinar para a produção e alteração do conhecimento, abrindo caminhos para os alunos, conduzindo-os à autonomia nos estudos e na sociedade e a um novo olhar sobre a Ciência, rompendo com os antigos paradigmas que conduziam à fragmentação do conhecimento.
Palavras Chave
História da Ciência, Educação, mito, interdisciplinaridade, história de vida.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
História da Ciência