Textos de divulgação científica no ensino superior de química: funcionamento e produção de sentidos.

Título
Textos de divulgação científica no ensino superior de química: funcionamento e produção de sentidos.
Autor
Luciana Nobre De Abreu
Orientação
Salete Linhares Queiroz
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química de São Carlos
Ano
2009
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nos últimos anos, um crescente número de trabalhos tem investigado o papel da argumentação em ambientes de ensino de ciências. Dentre os aspectos investigados estão: a identificação do espaço ocupado por atividades que fomentam a argumentação em aulas de ciências; a concepção e a avaliação de contextos didáticos que subsidiam o ensino e a aprendizagem da argumentação em aulas de ciências; a determinação da qualidade da argumentação dos estudantes em aulas de ciências e de fatores que conduzam à instauração do discurso argumentativo em ambientes de ensino de ciências. Neste trabalho temos como objetivo investigar o potencial do método de estudo de caso para promover a argumentação. A pesquisa foi realizada durante um semestre em um curso de graduação de química no Brasil. Após o recebimento de cada um dos casos, os estudantes trabalharam em grupos na resolução de perguntas, elaboradas com o intuito de guiá-los sobre questões relevantes relacionadas ao caso e vinculadas a conteúdos ministrados na disciplina na qual a pesquisa foi realizada (unidade curricular de “corrosão”) e a aspectos ambientais e econômicos. O processo culminou nas apresentações orais dos grupos sobre as possíveis soluções para os casos e na realização de debates entre os grupos que haviam solucionado o mesmo caso. A coleta de dados envolveu as filmagens das apresentações orais das soluções de cada um dos casos e a posterior transcrição das falas dos alunos responsáveis pelas apresentações. A qualidade dos argumentos elaborados pelos estudantes foi analisada com base no Modelo de Toulmin e em ferramenta analítica, derivada do referido Modelo, que foi aplicada às transcrições das falas dos alunos. As conclusões advindas da realização do presente trabalho indicam o método de estudo de caso como alternativa eficiente para a promoção do discurso argumentativo no ensino de química.
Palavras Chave
argumentação, estudo de caso, corrosão, Modelo de Toulmin

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método