O ensino de Ciências como possibilidade de construção de autonomia para o idoso: proposta de um programa de convivência.
Título
O ensino de Ciências como possibilidade de construção de autonomia para o idoso: proposta de um programa de convivência.
O ensino de Ciências como possibilidade de construção de autonomia para o idoso: proposta de um programa de convivência.
Autor
Vera Lúcia Verzoni
Vera Lúcia Verzoni
Orientação
Luiza Rodrigues de Oliveira
Luiza Rodrigues de Oliveira
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve por objetivo elaborar um Programa de Ensino de Ciências em sua interface com a Saúde para sujeitos idosos. Foi realizada uma pesquisa teórica, cujo problema foi entender como está se constituindo o lugar do idoso na sociedade. Para tanto, definiu-se o conceito de velhice, a partir de aportes teóricos como: Bosi; Beauvior; entre outros. Foi discutido, também, o lugar dos idosos nas seguintes instituições sociais: família, asilo e grupos de convivência. A discussão que perpassa a dissertação é como, nesses espaços institucionais, o idoso pode se constituir como sujeito autônomo. Concluiu-se, a partir das falas de Vygotsky, que o conhecimento do mundo é fundamental para que ações de conscientização e de autonomia se deem e que a aprendizagem acontece em qualquer fase da vida. A forma oficial de explicação do mundo é a Ciência e o acesso a seu conteúdo pode contribuir para que o idoso possa ter melhores condições de vida. Logo, o programa para um espaço de convivência elaborado nesta dissertação é uma proposta de Ensino de Ciências para idosos, que tem como finalidade implementar ações de Divulgação Científica, a partir dos seguintes temas: história de vida, processo de saúde, estilo de vida e (re)criação de histórias. O objetivo é que por meio do recurso da técnica da História de Vida, o idoso possa construir o seu lugar como protagonista do programa, a partir de temas que serão oriundos de sua própria história de vida: osteoporose; vida sexual; pressão arterial; alimentação; exercícios físicos, entre outros. Esses temas dependerão das narrativas de vida dos idosos envolvidos. O que se pretende é que conteúdos científicos importantes possam ser aprendidos pelos idosos para construção de saber acerca de sua Saúde. Além disso, a busca é por aproximar o idoso do debate de temas que são importantes para a afirmação da cidadania. Assim, o ensino de ciências não é será desenvolvido apenas no campo das ciências naturais, mas, também, das humanidades. Espera-se que o idoso se constitua como sujeito através da fala e da expressão corporal e emocional, unindo comunicação e arte, abrindo espaço para o (re)contar histórias de vida.
Este trabalho teve por objetivo elaborar um Programa de Ensino de Ciências em sua interface com a Saúde para sujeitos idosos. Foi realizada uma pesquisa teórica, cujo problema foi entender como está se constituindo o lugar do idoso na sociedade. Para tanto, definiu-se o conceito de velhice, a partir de aportes teóricos como: Bosi; Beauvior; entre outros. Foi discutido, também, o lugar dos idosos nas seguintes instituições sociais: família, asilo e grupos de convivência. A discussão que perpassa a dissertação é como, nesses espaços institucionais, o idoso pode se constituir como sujeito autônomo. Concluiu-se, a partir das falas de Vygotsky, que o conhecimento do mundo é fundamental para que ações de conscientização e de autonomia se deem e que a aprendizagem acontece em qualquer fase da vida. A forma oficial de explicação do mundo é a Ciência e o acesso a seu conteúdo pode contribuir para que o idoso possa ter melhores condições de vida. Logo, o programa para um espaço de convivência elaborado nesta dissertação é uma proposta de Ensino de Ciências para idosos, que tem como finalidade implementar ações de Divulgação Científica, a partir dos seguintes temas: história de vida, processo de saúde, estilo de vida e (re)criação de histórias. O objetivo é que por meio do recurso da técnica da História de Vida, o idoso possa construir o seu lugar como protagonista do programa, a partir de temas que serão oriundos de sua própria história de vida: osteoporose; vida sexual; pressão arterial; alimentação; exercícios físicos, entre outros. Esses temas dependerão das narrativas de vida dos idosos envolvidos. O que se pretende é que conteúdos científicos importantes possam ser aprendidos pelos idosos para construção de saber acerca de sua Saúde. Além disso, a busca é por aproximar o idoso do debate de temas que são importantes para a afirmação da cidadania. Assim, o ensino de ciências não é será desenvolvido apenas no campo das ciências naturais, mas, também, das humanidades. Espera-se que o idoso se constitua como sujeito através da fala e da expressão corporal e emocional, unindo comunicação e arte, abrindo espaço para o (re)contar histórias de vida.
Palavras Chave
ensino de Ciências, idoso, História de vida, saúde.
ensino de Ciências, idoso, História de vida, saúde.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
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