O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Título
O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Autor
Sandra da Silva Viana
Orientação
Giselle Rôças de Souza Fonseca
Instituição
IFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do cinema e/ou filmes comerciais no ensino de ciências, na modalidade de ensino de jovens e adultos, em cinco escolas públicas da Baixada Fluminense. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual a pesquisadora estabeleceu uma estreita relação entre os participantes envolvidos, visando acompanhar, contribuir e avaliar as ações desencadeadas pelo processo de investigação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários; da realização de um grupo de trabalho com professores que atuam em uma das escolas envolvidas na pesquisa; e também com a testagem do material didático produzido por este grupo de trabalho, com alunos e com os professores desta instituição. Os resultados obtidos apontaram como principais problemas para o uso do cinema como elemento facilitador da aprendizagem, o desconhecimento de filmes específicos e a carga horária reduzida do ensino de EJA. Os professores apontam também o não reconhecimento da necessidade de se utilizar o filme como recurso didático, apesar da linguagem cinematográfica contribuir com a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos deste mundo contemporâneo e globalizado na qual a sociedade está inserida. Neste sentido o presente estudo buscou contribuir com a formação continuada dos professores de EJA, apontando a relação entre o cinema e o ensino de ciências, e a importância da atuação docente de forma interdisciplinar no ensino de jovens e adultos. O grupo de trabalho realizado com os professores arrastados nesta pesquisa possibilitou a construção do produto final, que se apresenta com um guia didático sob a forma de um CD ROM, contendo sinopses, discussões sobre os temas abordados nos filmes, seleção de algumas cenas que podem ser utilizadas em sala de aula; além de sugestões de atividades que podem ser realizadas como desdobramentos futuros. Este material tem a finalidade de auxiliar na construção de conhecimentos e habilidades dos professores, visando auxiliar na articulação entre o conhecimento científico e a realidade da educação de jovens e adultos.
Palavras Chave
cinema, EJA, ensino de Ciências, formação docente, pesquisa-ação.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos