O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Título
O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
O uso do cinema como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências na modalidade Educação de Jovens e Adultos.
Autor
Sandra da Silva Viana
Sandra da Silva Viana
Orientação
Giselle Rôças de Souza Fonseca
Giselle Rôças de Souza Fonseca
Instituição
IFRJ
IFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do cinema e/ou filmes comerciais no ensino de ciências, na modalidade de ensino de jovens e adultos, em cinco escolas públicas da Baixada Fluminense. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual a pesquisadora estabeleceu uma estreita relação entre os participantes envolvidos, visando acompanhar, contribuir e avaliar as ações desencadeadas pelo processo de investigação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários; da realização de um grupo de trabalho com professores que atuam em uma das escolas envolvidas na pesquisa; e também com a testagem do material didático produzido por este grupo de trabalho, com alunos e com os professores desta instituição. Os resultados obtidos apontaram como principais problemas para o uso do cinema como elemento facilitador da aprendizagem, o desconhecimento de filmes específicos e a carga horária reduzida do ensino de EJA. Os professores apontam também o não reconhecimento da necessidade de se utilizar o filme como recurso didático, apesar da linguagem cinematográfica contribuir com a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos deste mundo contemporâneo e globalizado na qual a sociedade está inserida. Neste sentido o presente estudo buscou contribuir com a formação continuada dos professores de EJA, apontando a relação entre o cinema e o ensino de ciências, e a importância da atuação docente de forma interdisciplinar no ensino de jovens e adultos. O grupo de trabalho realizado com os professores arrastados nesta pesquisa possibilitou a construção do produto final, que se apresenta com um guia didático sob a forma de um CD ROM, contendo sinopses, discussões sobre os temas abordados nos filmes, seleção de algumas cenas que podem ser utilizadas em sala de aula; além de sugestões de atividades que podem ser realizadas como desdobramentos futuros. Este material tem a finalidade de auxiliar na construção de conhecimentos e habilidades dos professores, visando auxiliar na articulação entre o conhecimento científico e a realidade da educação de jovens e adultos.
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do cinema e/ou filmes comerciais no ensino de ciências, na modalidade de ensino de jovens e adultos, em cinco escolas públicas da Baixada Fluminense. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na qual a pesquisadora estabeleceu uma estreita relação entre os participantes envolvidos, visando acompanhar, contribuir e avaliar as ações desencadeadas pelo processo de investigação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários; da realização de um grupo de trabalho com professores que atuam em uma das escolas envolvidas na pesquisa; e também com a testagem do material didático produzido por este grupo de trabalho, com alunos e com os professores desta instituição. Os resultados obtidos apontaram como principais problemas para o uso do cinema como elemento facilitador da aprendizagem, o desconhecimento de filmes específicos e a carga horária reduzida do ensino de EJA. Os professores apontam também o não reconhecimento da necessidade de se utilizar o filme como recurso didático, apesar da linguagem cinematográfica contribuir com a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos deste mundo contemporâneo e globalizado na qual a sociedade está inserida. Neste sentido o presente estudo buscou contribuir com a formação continuada dos professores de EJA, apontando a relação entre o cinema e o ensino de ciências, e a importância da atuação docente de forma interdisciplinar no ensino de jovens e adultos. O grupo de trabalho realizado com os professores arrastados nesta pesquisa possibilitou a construção do produto final, que se apresenta com um guia didático sob a forma de um CD ROM, contendo sinopses, discussões sobre os temas abordados nos filmes, seleção de algumas cenas que podem ser utilizadas em sala de aula; além de sugestões de atividades que podem ser realizadas como desdobramentos futuros. Este material tem a finalidade de auxiliar na construção de conhecimentos e habilidades dos professores, visando auxiliar na articulação entre o conhecimento científico e a realidade da educação de jovens e adultos.
Palavras Chave
cinema, EJA, ensino de Ciências, formação docente, pesquisa-ação.
cinema, EJA, ensino de Ciências, formação docente, pesquisa-ação.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Recursos Didáticos
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