Práticas pedagógicas extraordinárias: análises de virtudes políticas de professores de Biologia
Título
Práticas pedagógicas extraordinárias: análises de virtudes políticas de professores de Biologia
Práticas pedagógicas extraordinárias: análises de virtudes políticas de professores de Biologia
Autor
Maria Lucia Yoshico Wakisaka
Maria Lucia Yoshico Wakisaka
Orientação
VAZ Arnaldo Moura
VAZ Arnaldo Moura
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Educação
Educação
Ano
2008
2008
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesta investigação analisamos o que denominamos de práticas pedagógicas extraordinárias de alguns professores de biologia do ensino médio. São práticas pedagógicas que se diferenciam daquelas da rotina dos professores e nas quais professores e alunos ficaram motivados e satisfeitos. O objetivo do estudo é compreender as práticas pedagógicas extraordinárias a partir do conceito de ação de Hanna Arendt. Foram realizadas entrevistas com sete professores de biologia do ensino médio de escolas públicas. Essas entrevistas foram analisadas a partir de cinco virtudes políticas: coragem, honra, prudência, astúcia e liberdade. Os resultados revelaram os compromissos éticos dos professores. Esses compromissos éticos mostram-se fundamentais para o enfrentamento dos desafios atuais colocados para a profissão docente.
Nesta investigação analisamos o que denominamos de práticas pedagógicas extraordinárias de alguns professores de biologia do ensino médio. São práticas pedagógicas que se diferenciam daquelas da rotina dos professores e nas quais professores e alunos ficaram motivados e satisfeitos. O objetivo do estudo é compreender as práticas pedagógicas extraordinárias a partir do conceito de ação de Hanna Arendt. Foram realizadas entrevistas com sete professores de biologia do ensino médio de escolas públicas. Essas entrevistas foram analisadas a partir de cinco virtudes políticas: coragem, honra, prudência, astúcia e liberdade. Os resultados revelaram os compromissos éticos dos professores. Esses compromissos éticos mostram-se fundamentais para o enfrentamento dos desafios atuais colocados para a profissão docente.
Palavras Chave
ensino de biologia; educação; práticas pedagógicas
ensino de biologia; educação; práticas pedagógicas
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor