O uso de textos de jornais e de revistas de divulgação científica para o ensino de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Título
O uso de textos de jornais e de revistas de divulgação científica para o ensino de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O uso de textos de jornais e de revistas de divulgação científica para o ensino de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Rosemeire Zanesco
Rosemeire Zanesco
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi trabalhar com leitura e produção de textos utilizando reportagens de jornais e de revistas de divulgação científica, a fim de identificar o alcance dos mesmos como recurso didático potencialmente significativo para a alfabetização e o letramento científicos em educação ambiental, com vistas à formação para a cidadania. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação-intervenção, que foi realizada com duas turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, modalidade EJA. Os resultados apontam que o uso de jornais e de revistas de divulgação científica durante as aulas, promove uma maior curiosidade e participação dos estudantes, além de melhorar a capacidade dos mesmos em se expressar na escrita e na fala. Foi observado que muitos alunos que não participavam ativamente das aulas de Biologia, passaram a demonstrar maior interesse pelas atividades propostas, e melhoria na aprendizagem evidenciada pelos textos produzidos. Os resultados permitiram concluir que os jornais e as revistas de divulgação científica são ferramentas potencialmente significativas para o ensino/aprendizagem de Biologia, desde que devidamente exploradas pelo professor.
O objetivo desta pesquisa foi trabalhar com leitura e produção de textos utilizando reportagens de jornais e de revistas de divulgação científica, a fim de identificar o alcance dos mesmos como recurso didático potencialmente significativo para a alfabetização e o letramento científicos em educação ambiental, com vistas à formação para a cidadania. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação-intervenção, que foi realizada com duas turmas de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, modalidade EJA. Os resultados apontam que o uso de jornais e de revistas de divulgação científica durante as aulas, promove uma maior curiosidade e participação dos estudantes, além de melhorar a capacidade dos mesmos em se expressar na escrita e na fala. Foi observado que muitos alunos que não participavam ativamente das aulas de Biologia, passaram a demonstrar maior interesse pelas atividades propostas, e melhoria na aprendizagem evidenciada pelos textos produzidos. Os resultados permitiram concluir que os jornais e as revistas de divulgação científica são ferramentas potencialmente significativas para o ensino/aprendizagem de Biologia, desde que devidamente exploradas pelo professor.
Palavras Chave
EJA; Divulgação Científica; Educação Ambiental
EJA; Divulgação Científica; Educação Ambiental
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos