O ensino da nova Biologia no nível médio.
Título
O ensino da nova Biologia no nível médio.
O ensino da nova Biologia no nível médio.
Biologia Celular e Molecular
Autor
Márcia Cristina Fernandes Xavier
Márcia Cristina Fernandes Xavier
Orientação
Milton Ozório Moraes
Milton Ozório Moraes
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto Oswaldo Cruz
Instituto Oswaldo Cruz
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O professor desempenha papel crítico e possui a habilidade de despertar e desenvolver a potencialidade de aprender. Neste contexto, o acelerado avanço do conhecimento, especialmente em algumas áreas como a Biologia (Biotecnologia e Genética Molecular) apresenta um grande desafio referente à definição do conteúdo programático da escola e ao papel do professor no ensino médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio que norteiam a educação brasileira desde 1999 trazem uma visão atualizada da Biologia e da Genética incluindo temas recorrentes atualmente sobre transgênicos, terapias gênicas, clonagem, células-tronco e testes de paternidade. O desafio da busca de rupturas do ensino no nível médio ocorre, pois precisa hoje contemplar conhecimentos clássicos e modernos dentro de um contexto de historicidade, discutindo paralelamente temas de apelo social. Inicialmente esse trabalho pretende avaliar a visão dos professores em relação ao ensino de novos conceitos. Foram utilizados questionários e entrevistas com os docentes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que os professores têm dificuldades para finalizar o conteúdo básico de Genética porque carecem de tempo de aula. Os dados demonstram, ainda, que no que se refere aos temas desta Nova Biologia, os professores abordam sempre os temas de maior circulação na mídia sem que se respeitem aspectos históricos ou de complexidade. Os professores se referiram aos livros didáticos como ferramenta de orientação e organização curricular e baseiam-se neles para o preparo de suas aulas, atividades e avaliações. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados detectados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para um perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Apontamos para o fato de que esses livros necessitam de uma reformulação e atualizações com textos modernos que busquem promover mudanças conceituais.
O professor desempenha papel crítico e possui a habilidade de despertar e desenvolver a potencialidade de aprender. Neste contexto, o acelerado avanço do conhecimento, especialmente em algumas áreas como a Biologia (Biotecnologia e Genética Molecular) apresenta um grande desafio referente à definição do conteúdo programático da escola e ao papel do professor no ensino médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio que norteiam a educação brasileira desde 1999 trazem uma visão atualizada da Biologia e da Genética incluindo temas recorrentes atualmente sobre transgênicos, terapias gênicas, clonagem, células-tronco e testes de paternidade. O desafio da busca de rupturas do ensino no nível médio ocorre, pois precisa hoje contemplar conhecimentos clássicos e modernos dentro de um contexto de historicidade, discutindo paralelamente temas de apelo social. Inicialmente esse trabalho pretende avaliar a visão dos professores em relação ao ensino de novos conceitos. Foram utilizados questionários e entrevistas com os docentes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que os professores têm dificuldades para finalizar o conteúdo básico de Genética porque carecem de tempo de aula. Os dados demonstram, ainda, que no que se refere aos temas desta Nova Biologia, os professores abordam sempre os temas de maior circulação na mídia sem que se respeitem aspectos históricos ou de complexidade. Os professores se referiram aos livros didáticos como ferramenta de orientação e organização curricular e baseiam-se neles para o preparo de suas aulas, atividades e avaliações. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados detectados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para um perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Apontamos para o fato de que esses livros necessitam de uma reformulação e atualizações com textos modernos que busquem promover mudanças conceituais.
Palavras Chave
Nova Biologia; Genética; Currículo; PCN; Livro Didático.
Nova Biologia; Genética; Currículo; PCN; Livro Didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Professor
Recursos Didáticos, Características do Professor