O desafio de formar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Ensinar Ciências

Título
O desafio de formar professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Ensinar Ciências
Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência
Autor
Lenir Silva Abreu
Orientação
Nelson Rui Ribas Bejarano
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2008
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias que contribuem para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de ciências articulada com a aprendizagem da leitura e da escrita, identificando os aspectos que conseguem mobilizar tais professores para a modificação de sua prática e estabelecer o papel da reflexão nesse processo. Para alcançar esse propósito, elaborou-se um curso de formação intitulado “Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental - desafios e proposta de implementação”, o qual foi ministrado na escola municipal São Marcos, situada no bairro de mesmo nome, na cidade do Salvador-BA. O curso teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional das professoras da escola e, ao mesmo tempo, coletar os dados para que se pudesse investigar sobre como formar professores para esse segmento do ensino. Diante da complexidade em que se configura um trabalho desta dimensão, foi necessário utilizar diversos instrumentos para a coleta de dados: registros elaborados pelas professoras e pesquisadora, gravação dos encontros em áudio e vídeo, observação participante, questionário, e-mail e síntese dos textos. O modo escolhido para apresentação e análise dos dados foi o de narrativa reflexiva, em consonância com a metodologia adotada. A análise evidencia que para formar professores dos anos iniciais do ensino fundamental para lecionar ciências articuladamente com a leitura e escrita é necessário criar oportunidades para que os professores interajam de maneira significativa com o conhecimento científico para que possam aprender os conteúdos e apoiá-los no desenvolvimento de atividades que mobilizem as crianças. As estratégias formativas precisam ser variadas, significativas e possibilitar que as professoras aprendam, a partir da resolução de problemas. É importante tornar possível que os professores sintam-se aptos a pensar sobre a sua aprendizagem e reflitam sobre a prática pedagógica. Enfim, constatou-se que a reflexão é fundamental para fazer com que o ensino de ciências se torne uma presença obrigatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras Chave
Formação Continuada; Séries Iniciais; Ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores