Representações dos discentes do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional.
Título
Representações dos discentes do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional.
Representações dos discentes do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional.
Autor
Paulo Roberto de Alencastro
Paulo Roberto de Alencastro
Orientação
Mauricéa Nunes
Mauricéa Nunes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem as quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do Curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões especificas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também, sobre questões referentes a profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências moderna de educação, professor qualitativo, pesquisador,etc.
O tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem as quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT, sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do Curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões especificas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também, sobre questões referentes a profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências moderna de educação, professor qualitativo, pesquisador,etc.
Palavras Chave
formação de professores, educação em ciências, Licenciatura Plena em Química.
formação de professores, educação em ciências, Licenciatura Plena em Química.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor