Contribuições da disciplina "Elementos de Geologia" para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-SP.
Título
Contribuições da disciplina "Elementos de Geologia" para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-SP.
Contribuições da disciplina "Elementos de Geologia" para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-SP.
Autor
Ana Maria de Brito Aires
Ana Maria de Brito Aires
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Faculdade Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata-se de um estudo crítico-reflexivo da prática docente da autora, como professora de "Elementos de Geologia", na Licenciatura em Ciências, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis-SP, no período de 1979-1998, concomitante à sua atuação como monitora de Ciências junto à rede pública estadual. O problema norteador da pesquisa foi a busca das relações que a autora estabeleceu entre seu saber e fazer pedagógicos, tomando como referência a concepção de ambiente veiculada pela referida disciplina. A análise é feita com base nas seguintes categorias: ambiente segundo a ótica geológica; ciência geológica e ambiente; teoria geológica e prática pedagógica. Entre os resultados alcançados, alinham-se: caracterização de contribuições específicas da disciplina Elementos de Geologia na formação do professor de Ciências; correlação entre as diferentes concepções de Geologia e a concepção de ambiente da Proposta Curricular de Ciências-SP; importância da concepção unitária da relação teoria-prática na formação continuada de professores.
Trata-se de um estudo crítico-reflexivo da prática docente da autora, como professora de "Elementos de Geologia", na Licenciatura em Ciências, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis-SP, no período de 1979-1998, concomitante à sua atuação como monitora de Ciências junto à rede pública estadual. O problema norteador da pesquisa foi a busca das relações que a autora estabeleceu entre seu saber e fazer pedagógicos, tomando como referência a concepção de ambiente veiculada pela referida disciplina. A análise é feita com base nas seguintes categorias: ambiente segundo a ótica geológica; ciência geológica e ambiente; teoria geológica e prática pedagógica. Entre os resultados alcançados, alinham-se: caracterização de contribuições específicas da disciplina Elementos de Geologia na formação do professor de Ciências; correlação entre as diferentes concepções de Geologia e a concepção de ambiente da Proposta Curricular de Ciências-SP; importância da concepção unitária da relação teoria-prática na formação continuada de professores.
Palavras Chave
geologia Introdutória, concepção de ambiente, ensino superior.
geologia Introdutória, concepção de ambiente, ensino superior.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas