Políticas Públicas do Distrito Federal para Educação Ambiental: Um estudo de caso.
Título
Políticas Públicas do Distrito Federal para Educação Ambiental: Um estudo de caso.
Políticas Públicas do Distrito Federal para Educação Ambiental: Um estudo de caso.
Autor
Cristiane Alves da Silva de Albuquerque
Cristiane Alves da Silva de Albuquerque
Orientação
Antônio José Andrade Rocha
Antônio José Andrade Rocha
Instituição
UCB
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências e Tecnologia
Centro de Ciências e Tecnologia
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A presente dissertação avalia a Política de Educação Ambiental no Distrito Federal, no que diz respeito a sua efetividade de ação e suas perspectivas futuras a partir de estudo de caso sobre a implementação do tema Meio Ambiente como metodologia transversal nas escolas Centro Educacional 02 e Centro Educacional 03, da cidade satélite do Guará, DF, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o estudo de caso como meio para a obtenção de dados, visando construir um panorama do desenvolvimento da Educação Ambiental em duas escolas da rede pública do Distrito Federal, sendo também focalizados relatos paralelos sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nessa área. Foram também realizadas revisões de literatura, aplicação de questionários e entrevistas com a comunidade das escolas investigadas. Os resultados obtidos permitiram proceder à análise documental do material coletado, buscando-se estabelecer conexões e interpretações entre os fatos registrados, os relatos dos entrevistados e a legislação vigente, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da importância da Educação Ambiental no Brasil, inclusive, estabelecendo-se parâmetros para se resgatar tão importante contribuição para a humanidade, com a inserção de princípios educativos, ambientais e sociais na vivência educacional.
A presente dissertação avalia a Política de Educação Ambiental no Distrito Federal, no que diz respeito a sua efetividade de ação e suas perspectivas futuras a partir de estudo de caso sobre a implementação do tema Meio Ambiente como metodologia transversal nas escolas Centro Educacional 02 e Centro Educacional 03, da cidade satélite do Guará, DF, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando o estudo de caso como meio para a obtenção de dados, visando construir um panorama do desenvolvimento da Educação Ambiental em duas escolas da rede pública do Distrito Federal, sendo também focalizados relatos paralelos sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nessa área. Foram também realizadas revisões de literatura, aplicação de questionários e entrevistas com a comunidade das escolas investigadas. Os resultados obtidos permitiram proceder à análise documental do material coletado, buscando-se estabelecer conexões e interpretações entre os fatos registrados, os relatos dos entrevistados e a legislação vigente, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão da importância da Educação Ambiental no Brasil, inclusive, estabelecendo-se parâmetros para se resgatar tão importante contribuição para a humanidade, com a inserção de princípios educativos, ambientais e sociais na vivência educacional.
Palavras Chave
educação ambiental, parâmetros curriculares nacional, política.
educação ambiental, parâmetros curriculares nacional, política.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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