Modelos mentais infantis sobre respiração e sistema respiratório.

Título
Modelos mentais infantis sobre respiração e sistema respiratório.
Autor
Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
Orientação
Luciano Rogério de Lemos Meira
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Psicologia
Ano
2000
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Os modelos mentais construídos pelas crianças em seu processo de compreensão dos fenômenos naturais são considerados a integração de seus conhecimentos prévios ao conhecimento formal, originando a base do desenvolvimento de conceitos científicos. O processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve basear-se nestes modelos construídos pelas crianças, tendo em vista o emprego de práticas pedagógicas fundamentadas nos conhecimentos que a criança possui de seu universo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivos: (1) investigar as concepções de crianças da 2ª, 4ª e 6ª séries do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Recife, sobre a respiração e o sistema respiratório; (2) identificar as representações dos modelos mentais construídos sobre o tema; e (3) averiguar sua possível contribuição na construção de práticas pedagógicas específicas. O experimento empregou entrevista individual baseada no Método Clínico Piagetiano, através da qual os dados foram coletados em sessão única, dividida em três partes temáticas: as concepções infantis sobre a respiração humana; as concepções infantis sobre a respiração em ambiente aquático e as representações infantis sobre o sistema respiratório. Os resultados indicaram a construção de três modelos mentais explicativos sobre a respiração e o sistema respiratório, que em ordem crescente de emprego de conexões com outras áreas do organismo, parecem indicar a existência de uma evolução do modelo explicativo.
Palavras Chave
modelos mentais, práticas pedagógicas; educação científica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno