Modelos mentais infantis sobre respiração e sistema respiratório.
Título
Modelos mentais infantis sobre respiração e sistema respiratório.
Modelos mentais infantis sobre respiração e sistema respiratório.
Autor
Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque
Orientação
Luciano Rogério de Lemos Meira
Luciano Rogério de Lemos Meira
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Psicologia
Departamento de Psicologia
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os modelos mentais construídos pelas crianças em seu processo de compreensão dos fenômenos naturais são considerados a integração de seus conhecimentos prévios ao conhecimento formal, originando a base do desenvolvimento de conceitos científicos. O processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve basear-se nestes modelos construídos pelas crianças, tendo em vista o emprego de práticas pedagógicas fundamentadas nos conhecimentos que a criança possui de seu universo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivos: (1) investigar as concepções de crianças da 2ª, 4ª e 6ª séries do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Recife, sobre a respiração e o sistema respiratório; (2) identificar as representações dos modelos mentais construídos sobre o tema; e (3) averiguar sua possível contribuição na construção de práticas pedagógicas específicas. O experimento empregou entrevista individual baseada no Método Clínico Piagetiano, através da qual os dados foram coletados em sessão única, dividida em três partes temáticas: as concepções infantis sobre a respiração humana; as concepções infantis sobre a respiração em ambiente aquático e as representações infantis sobre o sistema respiratório. Os resultados indicaram a construção de três modelos mentais explicativos sobre a respiração e o sistema respiratório, que em ordem crescente de emprego de conexões com outras áreas do organismo, parecem indicar a existência de uma evolução do modelo explicativo.
Os modelos mentais construídos pelas crianças em seu processo de compreensão dos fenômenos naturais são considerados a integração de seus conhecimentos prévios ao conhecimento formal, originando a base do desenvolvimento de conceitos científicos. O processo de ensino-aprendizagem em Ciências deve basear-se nestes modelos construídos pelas crianças, tendo em vista o emprego de práticas pedagógicas fundamentadas nos conhecimentos que a criança possui de seu universo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivos: (1) investigar as concepções de crianças da 2ª, 4ª e 6ª séries do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Recife, sobre a respiração e o sistema respiratório; (2) identificar as representações dos modelos mentais construídos sobre o tema; e (3) averiguar sua possível contribuição na construção de práticas pedagógicas específicas. O experimento empregou entrevista individual baseada no Método Clínico Piagetiano, através da qual os dados foram coletados em sessão única, dividida em três partes temáticas: as concepções infantis sobre a respiração humana; as concepções infantis sobre a respiração em ambiente aquático e as representações infantis sobre o sistema respiratório. Os resultados indicaram a construção de três modelos mentais explicativos sobre a respiração e o sistema respiratório, que em ordem crescente de emprego de conexões com outras áreas do organismo, parecem indicar a existência de uma evolução do modelo explicativo.
Palavras Chave
modelos mentais, práticas pedagógicas; educação científica.
modelos mentais, práticas pedagógicas; educação científica.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno