Um estudo sobre a prática pedagógica construtivista de professores de ciências.
Título
Um estudo sobre a prática pedagógica construtivista de professores de ciências.
Um estudo sobre a prática pedagógica construtivista de professores de ciências.
Autor
Vera Lígia Montenegro Albuquerque
Vera Lígia Montenegro Albuquerque
Orientação
Maria Ester Weyne Juca
Maria Ester Weyne Juca
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo é uma investigação predominantemente qualitativa sobre a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, focalizando, especificamente, a educação em ciências no ensino fundamental, com o objetivo de demonstrar sua importância para a aprendizagem significativa. Teoricamente e fisiologicamente fundamentada no construtivismo e metodologicamente orientada pelo movimento das concepções alternativas (M. C. A), esta pesquisa enfatiza a ocorrência das mudanças conceituais que são alterações permanentes nas estruturas cognitivas do aprendiz, obtidas através de técnicas metodológicas diversificadas, sempre centradas no aprendiz. Três professores e seus alunos em diferentes escolas foram acompanhados durante um ano letivo, realizando-se entrevistas (com professores), aplicando-se questionários sobre a metodologia empregada (com professores e seus alunos) e de conteúdos de ciências (alunos), além de observação participante em sala de aula. Com dois destes professores não se exerceu qualquer influência no sentido de modificar seu estilo habitual de ensino, já que utilizavam os processos de construção própria dos aprendizes em suas aulas de modo sistemático. Com o terceiro professor, foi realizada uma intervenção com objetivo de sensibilizá-lo e prover-lhe uma base teórica para possibilitar o desenvolvimento de sua prática pedagógica centrada nos conhecimentos dos aprendizes. Constatou-se, na grande maioria dos aprendizes dos três professores, mudanças conceituais, em alguns até radicais, se comparadas com os seus conceitos iniciais. Os resultados confirmaram a hipótese de que é possível encontrar professores com este estilo na escola pública no Nordeste Brasileiro e que os processos de intervenção sistemática e de média duração podem sensibilizar docentes a adotarem idéias e práticas compatíveis com o modelo ideal de ensino que é caracterizado, nesta tese, como de natureza construtivista, por ser, basicamente, interacionista e centrado nos processos idiossincráticos, individuais, de construção do conhecimento, mediados com relações com o mundoum do físico e, principalmente, com o mundo social.
Este estudo é uma investigação predominantemente qualitativa sobre a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, focalizando, especificamente, a educação em ciências no ensino fundamental, com o objetivo de demonstrar sua importância para a aprendizagem significativa. Teoricamente e fisiologicamente fundamentada no construtivismo e metodologicamente orientada pelo movimento das concepções alternativas (M. C. A), esta pesquisa enfatiza a ocorrência das mudanças conceituais que são alterações permanentes nas estruturas cognitivas do aprendiz, obtidas através de técnicas metodológicas diversificadas, sempre centradas no aprendiz. Três professores e seus alunos em diferentes escolas foram acompanhados durante um ano letivo, realizando-se entrevistas (com professores), aplicando-se questionários sobre a metodologia empregada (com professores e seus alunos) e de conteúdos de ciências (alunos), além de observação participante em sala de aula. Com dois destes professores não se exerceu qualquer influência no sentido de modificar seu estilo habitual de ensino, já que utilizavam os processos de construção própria dos aprendizes em suas aulas de modo sistemático. Com o terceiro professor, foi realizada uma intervenção com objetivo de sensibilizá-lo e prover-lhe uma base teórica para possibilitar o desenvolvimento de sua prática pedagógica centrada nos conhecimentos dos aprendizes. Constatou-se, na grande maioria dos aprendizes dos três professores, mudanças conceituais, em alguns até radicais, se comparadas com os seus conceitos iniciais. Os resultados confirmaram a hipótese de que é possível encontrar professores com este estilo na escola pública no Nordeste Brasileiro e que os processos de intervenção sistemática e de média duração podem sensibilizar docentes a adotarem idéias e práticas compatíveis com o modelo ideal de ensino que é caracterizado, nesta tese, como de natureza construtivista, por ser, basicamente, interacionista e centrado nos processos idiossincráticos, individuais, de construção do conhecimento, mediados com relações com o mundoum do físico e, principalmente, com o mundo social.
Palavras Chave
pratica pedagogica/construtivismo/mudanca conceitual.
pratica pedagogica/construtivismo/mudanca conceitual.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
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Foco Temático
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