O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre Física e Matemática
Título
O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre Física e Matemática
O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre Física e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia.
Autor
José de Alcântara Filho
José de Alcântara Filho
Orientação
Josefina Barrera Kalhil
Josefina Barrera Kalhil
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Escola Normal Superior
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho teve como preocupação central a investigação das dificuldades vivenciadas pelos professores de Matemática e Física a fim de alcançar um trabalho interdisciplinar nas escolas públicas de Manaus. Nessa trajetória refletiu-se sobre o Ensino de Ciências, integração do conhecimento, interdisciplinaridade, a relação da Física com a Matemática, formação de professores e a realidade do ensino dessas disciplinas na capital amazonense. Nesse contexto, além de apontar limites e fragilidades da prática docente, buscou-se as possibilidades de superação, discutindo e identificando as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem de Matemática e Física por meio de atividades integradoras. Para tanto, foi produzida uma proposta metodológica que relaciona fenômenos físicos com o objeto matemático, evidenciando as conexões possíveis e sistematizando o processo integrador, objetivando a prática reflexiva e interdisciplinar na busca da superação do cenário estabelecido no ensino atual. Há um longo caminho a ser percorrido na busca de um ensino instrumentalizador e unificador, que valorize o todo e não somente as partes. Para que essa educação almejada possa ser alcançada, deve-se investir na formação continuada de professores, acreditando que a mesma é um forte elemento de mudança conceitual, atitudinal e procedimental na prática docente
O presente trabalho teve como preocupação central a investigação das dificuldades vivenciadas pelos professores de Matemática e Física a fim de alcançar um trabalho interdisciplinar nas escolas públicas de Manaus. Nessa trajetória refletiu-se sobre o Ensino de Ciências, integração do conhecimento, interdisciplinaridade, a relação da Física com a Matemática, formação de professores e a realidade do ensino dessas disciplinas na capital amazonense. Nesse contexto, além de apontar limites e fragilidades da prática docente, buscou-se as possibilidades de superação, discutindo e identificando as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem de Matemática e Física por meio de atividades integradoras. Para tanto, foi produzida uma proposta metodológica que relaciona fenômenos físicos com o objeto matemático, evidenciando as conexões possíveis e sistematizando o processo integrador, objetivando a prática reflexiva e interdisciplinar na busca da superação do cenário estabelecido no ensino atual. Há um longo caminho a ser percorrido na busca de um ensino instrumentalizador e unificador, que valorize o todo e não somente as partes. Para que essa educação almejada possa ser alcançada, deve-se investir na formação continuada de professores, acreditando que a mesma é um forte elemento de mudança conceitual, atitudinal e procedimental na prática docente
Palavras Chave
Matemática; Física; Proposta Metodológica; Interdisciplinaridade.
Matemática; Física; Proposta Metodológica; Interdisciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor
Conteúdo-Método, Características do Professor