O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre Física e Matemática

Título
O Ensino de Ciências e a necessária relação interdisciplinar entre Física e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia.
Autor
José de Alcântara Filho
Orientação
Josefina Barrera Kalhil
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2008
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho teve como preocupação central a investigação das dificuldades vivenciadas pelos professores de Matemática e Física a fim de alcançar um trabalho interdisciplinar nas escolas públicas de Manaus. Nessa trajetória refletiu-se sobre o Ensino de Ciências, integração do conhecimento, interdisciplinaridade, a relação da Física com a Matemática, formação de professores e a realidade do ensino dessas disciplinas na capital amazonense. Nesse contexto, além de apontar limites e fragilidades da prática docente, buscou-se as possibilidades de superação, discutindo e identificando as potencialidades oriundas das interações conceituais entre as dimensões do ensino e da aprendizagem de Matemática e Física por meio de atividades integradoras. Para tanto, foi produzida uma proposta metodológica que relaciona fenômenos físicos com o objeto matemático, evidenciando as conexões possíveis e sistematizando o processo integrador, objetivando a prática reflexiva e interdisciplinar na busca da superação do cenário estabelecido no ensino atual. Há um longo caminho a ser percorrido na busca de um ensino instrumentalizador e unificador, que valorize o todo e não somente as partes. Para que essa educação almejada possa ser alcançada, deve-se investir na formação continuada de professores, acreditando que a mesma é um forte elemento de mudança conceitual, atitudinal e procedimental na prática docente
Palavras Chave
Matemática; Física; Proposta Metodológica; Interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Professor