Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas: estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatório subterrâneo.
Título
Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas: estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatório subterrâneo.
Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas: estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatório subterrâneo.
Autor
Renato Donato Hagy
Renato Donato Hagy
Orientação
Pedro Wagner Gonçalves
Pedro Wagner Gonçalves
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O ciclo da água é de fundamental importância. Apesar disso, o tratamento desse tema em livros didáticos de ensino básico pouco contribui para a formação de uma ideia científica. Para enfrentar o tratamento fragmentado presente em livros didáticos de Geografia e Ciências, planejamos atividades diferenciadas para investigar como alunos de 11-12 anos de idade interpretam fenômenos relacionados à água subterrânea. Isso conduziu ao exame de uma aula realizada em escola pública do município de Ribeirão Preto-SP, cidade que depende da água subterrânea para o abastecimento público. A aula apoiou-se em manipulação de amostras de rochas e buscou-se identificar as ideias prévias e discutir as dificuldades cognitivas no processo de aprendizagem das noções de porosidade e a permeabilidade. Percebeu-se que a natureza oculta do reservatório subterrâneo do ciclo da água favorece a manifestação de ideias não científicas para explicar os intercâmbios da água desse reservatório em relação aos demais. Apesar de perceberem a infiltração em rochas porosas, os alunos criam interpretações próprias ao relatarem como a água fica armazenada no interior da rocha. A noção mais comum apresentada pelos alunos corresponde em relacionar a rocha a uma esponja. Esse modo de pensar mostrou correlação com pesquisas que serviram de base para este estudo, e mostram a necessidade de uma melhor formação (tanto inicial quanto continuada) de professores. Embora entender o ciclo da água e o comportamento da água subterrânea tenha importância social, econômica e cultural para nossa sociedade, pouca atenção é dada ao assunto no Ensino Básico.
O ciclo da água é de fundamental importância. Apesar disso, o tratamento desse tema em livros didáticos de ensino básico pouco contribui para a formação de uma ideia científica. Para enfrentar o tratamento fragmentado presente em livros didáticos de Geografia e Ciências, planejamos atividades diferenciadas para investigar como alunos de 11-12 anos de idade interpretam fenômenos relacionados à água subterrânea. Isso conduziu ao exame de uma aula realizada em escola pública do município de Ribeirão Preto-SP, cidade que depende da água subterrânea para o abastecimento público. A aula apoiou-se em manipulação de amostras de rochas e buscou-se identificar as ideias prévias e discutir as dificuldades cognitivas no processo de aprendizagem das noções de porosidade e a permeabilidade. Percebeu-se que a natureza oculta do reservatório subterrâneo do ciclo da água favorece a manifestação de ideias não científicas para explicar os intercâmbios da água desse reservatório em relação aos demais. Apesar de perceberem a infiltração em rochas porosas, os alunos criam interpretações próprias ao relatarem como a água fica armazenada no interior da rocha. A noção mais comum apresentada pelos alunos corresponde em relacionar a rocha a uma esponja. Esse modo de pensar mostrou correlação com pesquisas que serviram de base para este estudo, e mostram a necessidade de uma melhor formação (tanto inicial quanto continuada) de professores. Embora entender o ciclo da água e o comportamento da água subterrânea tenha importância social, econômica e cultural para nossa sociedade, pouca atenção é dada ao assunto no Ensino Básico.
Palavras Chave
Geociências; Água; Estudo e Ensino; Ciclo Hidrológico.
Geociências; Água; Estudo e Ensino; Ciclo Hidrológico.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Conteúdo-Método
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