A construção do ser professor através de narrativas de professores de Química.
Título
A construção do ser professor através de narrativas de professores de Química.
A construção do ser professor através de narrativas de professores de Química.
Autor
Miriam e Souza de Almeida
Miriam e Souza de Almeida
Orientação
Maria Teresa de Assunção Freitas
Maria Teresa de Assunção Freitas
Instituição
UFJF
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1998
1998
/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Partindo da compreensão de que o curso de Licenciatura em Química é por excelência o locus formador do professor de química, o presente trabalho objetiva analisar a contribuição dada pelo referido curso para a construção de ser professor, ou seja, para o desenvolvimento das concepções que esse profissional tem a respeito do seu fazer específico e que vão estar delineando sua postura pedagógica. Dessa forma, a análise não privilegia o curso em si; o foco foi ajustado para as percepções que os professores têm sobre o processo formador que experienciaram e que foram sendo reelaboradas no decorrer da prática. A pesquisa dá voz a quatro professores atuantes na cidade de Juiz de Fora, MG. Foram escolhidos professores com práticas variadas, que trabalham em realidades distintas com os quais foram realizadas entrevistas não estruturadas. A metodologia adotada foi a história de vida com um recorte no percurso de formação profissional, entendido como um processo contínuo que começo com a opção pelo curso de Química e que se prolongou com a prática profissional. A partir da evocação de suas lembranças sobre o curso superior e de seus percursos profissionais, foi sendo traçado um perfil do curso de Licenciatura em química. Percebeu-se que esse curso não se organiza e não se estrutura de forma a preparar profissionais para o fazer pedagógico. Ao mesmo tempo em que vai delineando o perfil do curso de professores de química, o trabalho vai revelando as contribuições da abordagem histórico cultural do conhecimento, através de Lev S. Vygotsky e de Mikhail Bakhtin. Através desse referencial teórico, o trabalho propõe a reestruturação dos cursos de licenciatura em Química a fim de que seja favorecida a construção de um "professor interativo" baseada na proposição do professor reflexivo de Schön.
Partindo da compreensão de que o curso de Licenciatura em Química é por excelência o locus formador do professor de química, o presente trabalho objetiva analisar a contribuição dada pelo referido curso para a construção de ser professor, ou seja, para o desenvolvimento das concepções que esse profissional tem a respeito do seu fazer específico e que vão estar delineando sua postura pedagógica. Dessa forma, a análise não privilegia o curso em si; o foco foi ajustado para as percepções que os professores têm sobre o processo formador que experienciaram e que foram sendo reelaboradas no decorrer da prática. A pesquisa dá voz a quatro professores atuantes na cidade de Juiz de Fora, MG. Foram escolhidos professores com práticas variadas, que trabalham em realidades distintas com os quais foram realizadas entrevistas não estruturadas. A metodologia adotada foi a história de vida com um recorte no percurso de formação profissional, entendido como um processo contínuo que começo com a opção pelo curso de Química e que se prolongou com a prática profissional. A partir da evocação de suas lembranças sobre o curso superior e de seus percursos profissionais, foi sendo traçado um perfil do curso de Licenciatura em química. Percebeu-se que esse curso não se organiza e não se estrutura de forma a preparar profissionais para o fazer pedagógico. Ao mesmo tempo em que vai delineando o perfil do curso de professores de química, o trabalho vai revelando as contribuições da abordagem histórico cultural do conhecimento, através de Lev S. Vygotsky e de Mikhail Bakhtin. Através desse referencial teórico, o trabalho propõe a reestruturação dos cursos de licenciatura em Química a fim de que seja favorecida a construção de um "professor interativo" baseada na proposição do professor reflexivo de Schön.
Palavras Chave
Licenciatura em Química, Formação de Professores, História de Vida, Formação Profissional.
Licenciatura em Química, Formação de Professores, História de Vida, Formação Profissional.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor