O papel funcional da Biodiversidade: uma análise epistemológica do Programa de Pesquisa Biodiversidade - Funcionamento Ecossistêmico.
Título
O papel funcional da Biodiversidade: uma análise epistemológica do Programa de Pesquisa Biodiversidade - Funcionamento Ecossistêmico.
O papel funcional da Biodiversidade: uma análise epistemológica do Programa de Pesquisa Biodiversidade - Funcionamento Ecossistêmico.
Ensino, História e Filosofia da Ciência
Autor
Ana Maria Rocha de Almeida
Ana Maria Rocha de Almeida
Orientação
Blandina Felipe Viana
Blandina Felipe Viana
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O programa de pesquisa sobre o papel funcional da biodiversidade surgiu na Ecologia nas últimas duas décadas, em uma atmosfera de assombro, pelo reconhecimento das altas taxas de extinção de espécies e de destruição de hábitats. Este programa tem como principal objetivo entender as conseqüências da perda de biodiversidade para os serviços ecossistêmicos e, conseqüentemente, para a espécie humana. Este programa de pesquisa foi o tema central do trabalho, que teve o intuito de desenvolver uma análise epistemológica de alguns de seus aspectos. Esta dissertação é organizada na forma de artigos, cada um dos quais voltado para a investigação de um aspecto particular deste programa. Na medida em que os capítulos foram escritos em formato de artigos, a leitura de qualquer capítulo pode ser feita independentemente dos capítulos precedentes, visto que estes não apresentam dependência de dados ou de informação entre si. Assim, cada capítulo apresenta uma lista de referências bibliográficas e algumas informações são repetidas em diferentes capítulos, de modo a preservar a independência apontada acima e agilizar a publicação dos resultados obtidos. A dissertação apresenta três capítulos. O primeiro tem o objetivo de revisar de forma sistemática o desenvolvimento do programa de pesquisa da "biodiversidade-funcionamento ecossistêmico" (BEFP), procurando esclarecer as similaridades e diferenças encontradas entre este programa de pesquisa e outros programas de pesquisa ecológica. Um dos principais interesses é entender se os ecólogos que participam deste novo programa absorveram as críticas feitas à Ecologia nas últimas décadas. Além disso, procuramos evidenciar os principais problemas enfrentados pelos ecólogos deste programa, buscando apontar caminhos e perspectivas futuras para o crescimento do campo. O segundo capítulo, que pode ser considerado, por assim dizer, o “coração” desta dissertação, apresenta uma análise epistemológica da atribuição de função à biodiversidade feita pelos ecólogos pertencentes ao BEFP, nas últimas duas décadas. Esta análise foi realizada com base nas abordagens padrão de Larry Wright e Robert Cummins com o intuito de apreciar criticamente a atribuição de função à biodiversidade que vem sendo realizada pelos pesquisadores do BEFP. O terceiro capítulo procura enfocar as principais dificuldades encontradas no ensino de conceitos ecológicos e, em particular, de conceitos ecossistêmicos, destacando a necessidade de considerar-se a questão do papel funcional da biodiversidade no ensino de Biologia. Este capítulo propõe, ainda, uma estratégia didática que julgamos heuristicamente fértil para o ensino de conceitos ecossistêmicos em sala de aula, tomando como exemplo o programa de pesquisa BEFP.
O programa de pesquisa sobre o papel funcional da biodiversidade surgiu na Ecologia nas últimas duas décadas, em uma atmosfera de assombro, pelo reconhecimento das altas taxas de extinção de espécies e de destruição de hábitats. Este programa tem como principal objetivo entender as conseqüências da perda de biodiversidade para os serviços ecossistêmicos e, conseqüentemente, para a espécie humana. Este programa de pesquisa foi o tema central do trabalho, que teve o intuito de desenvolver uma análise epistemológica de alguns de seus aspectos. Esta dissertação é organizada na forma de artigos, cada um dos quais voltado para a investigação de um aspecto particular deste programa. Na medida em que os capítulos foram escritos em formato de artigos, a leitura de qualquer capítulo pode ser feita independentemente dos capítulos precedentes, visto que estes não apresentam dependência de dados ou de informação entre si. Assim, cada capítulo apresenta uma lista de referências bibliográficas e algumas informações são repetidas em diferentes capítulos, de modo a preservar a independência apontada acima e agilizar a publicação dos resultados obtidos. A dissertação apresenta três capítulos. O primeiro tem o objetivo de revisar de forma sistemática o desenvolvimento do programa de pesquisa da "biodiversidade-funcionamento ecossistêmico" (BEFP), procurando esclarecer as similaridades e diferenças encontradas entre este programa de pesquisa e outros programas de pesquisa ecológica. Um dos principais interesses é entender se os ecólogos que participam deste novo programa absorveram as críticas feitas à Ecologia nas últimas décadas. Além disso, procuramos evidenciar os principais problemas enfrentados pelos ecólogos deste programa, buscando apontar caminhos e perspectivas futuras para o crescimento do campo. O segundo capítulo, que pode ser considerado, por assim dizer, o “coração” desta dissertação, apresenta uma análise epistemológica da atribuição de função à biodiversidade feita pelos ecólogos pertencentes ao BEFP, nas últimas duas décadas. Esta análise foi realizada com base nas abordagens padrão de Larry Wright e Robert Cummins com o intuito de apreciar criticamente a atribuição de função à biodiversidade que vem sendo realizada pelos pesquisadores do BEFP. O terceiro capítulo procura enfocar as principais dificuldades encontradas no ensino de conceitos ecológicos e, em particular, de conceitos ecossistêmicos, destacando a necessidade de considerar-se a questão do papel funcional da biodiversidade no ensino de Biologia. Este capítulo propõe, ainda, uma estratégia didática que julgamos heuristicamente fértil para o ensino de conceitos ecossistêmicos em sala de aula, tomando como exemplo o programa de pesquisa BEFP.
Palavras Chave
Análise Epistemológica; Biodiversidade; Ecossistemas; Ensino de Ecologia; Currículo
Análise Epistemológica; Biodiversidade; Ecossistemas; Ensino de Ecologia; Currículo
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas