Projetos temáticos no ensino de ciências como uma proposta de contextualização sócio-cultural.
Título
Projetos temáticos no ensino de ciências como uma proposta de contextualização sócio-cultural.
Projetos temáticos no ensino de ciências como uma proposta de contextualização sócio-cultural.
Autor
Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida
Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida
Orientação
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto temático - “Qualidade da água em uma comunidade Quilombola” – vivenciado em uma escola da rede pública localizada na cidade de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. O nosso intento foi analisar atividades desenvolvidas no projeto temático, tomando por base alguns dos princípios que fundamentam a perspectiva pedagógica do trabalho com projetos didáticos e de temas geradores, considerando o processo de contextualização promovido ao longo da vivência do projeto na escola. A nossa análise focou o estudo dos conteúdos químicos e considerou como os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem constroem significados para o conhecimento científico escolar quando aplicado às situações cotidianas. A nossa discussão foi pautada na importância dos projetos temáticos para o processo de contextualização e como esse processo faz emergir diferentes concepções acerca dos conteúdos científicos explorados. Verificamos que o processo de contextualização promovido pelo projeto possibilitou aos alunos ampliar a visão sobre a realidade regional e conhecer de perto o modo de vida de uma comunidade quilombola. Além disso, as discussões realizadas na escola e em contextos extra-escolares possibilitaram aos alunos e professores a percepção de diferentes concepções e diferentes formas de expressão relativas ao conhecimento científico, dependendo do sujeito que produz o discurso e do contexto no qual ele é produzido. Nesse sentido, buscamos identificar relações semânticas e padrões temáticos produzidos por esses sujeitos em diversos momentos do projeto. Finalmente, constatamos que a vivência de um projeto temático pode levar alunos e professores a compreender melhor a realidade no seu entorno e à discussão de diferentes formas de compreensão para os conceitos científicos introduzidos pelas disciplinas escolares, o que demanda uma visão mais ampla sobre como o conhecimento científico é construído e as suas relações com outras formas de conhecimento.
Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto temático - “Qualidade da água em uma comunidade Quilombola” – vivenciado em uma escola da rede pública localizada na cidade de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. O nosso intento foi analisar atividades desenvolvidas no projeto temático, tomando por base alguns dos princípios que fundamentam a perspectiva pedagógica do trabalho com projetos didáticos e de temas geradores, considerando o processo de contextualização promovido ao longo da vivência do projeto na escola. A nossa análise focou o estudo dos conteúdos químicos e considerou como os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem constroem significados para o conhecimento científico escolar quando aplicado às situações cotidianas. A nossa discussão foi pautada na importância dos projetos temáticos para o processo de contextualização e como esse processo faz emergir diferentes concepções acerca dos conteúdos científicos explorados. Verificamos que o processo de contextualização promovido pelo projeto possibilitou aos alunos ampliar a visão sobre a realidade regional e conhecer de perto o modo de vida de uma comunidade quilombola. Além disso, as discussões realizadas na escola e em contextos extra-escolares possibilitaram aos alunos e professores a percepção de diferentes concepções e diferentes formas de expressão relativas ao conhecimento científico, dependendo do sujeito que produz o discurso e do contexto no qual ele é produzido. Nesse sentido, buscamos identificar relações semânticas e padrões temáticos produzidos por esses sujeitos em diversos momentos do projeto. Finalmente, constatamos que a vivência de um projeto temático pode levar alunos e professores a compreender melhor a realidade no seu entorno e à discussão de diferentes formas de compreensão para os conceitos científicos introduzidos pelas disciplinas escolares, o que demanda uma visão mais ampla sobre como o conhecimento científico é construído e as suas relações com outras formas de conhecimento.
Palavras Chave
projetos temáticos, comunidade quilombola.
projetos temáticos, comunidade quilombola.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos