Projetos temáticos no ensino de ciências como uma proposta de contextualização sócio-cultural.

Título
Projetos temáticos no ensino de ciências como uma proposta de contextualização sócio-cultural.
Autor
Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida
Orientação
Edenia Maria Ribeiro do Amaral
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto temático - “Qualidade da água em uma comunidade Quilombola” – vivenciado em uma escola da rede pública localizada na cidade de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. O nosso intento foi analisar atividades desenvolvidas no projeto temático, tomando por base alguns dos princípios que fundamentam a perspectiva pedagógica do trabalho com projetos didáticos e de temas geradores, considerando o processo de contextualização promovido ao longo da vivência do projeto na escola. A nossa análise focou o estudo dos conteúdos químicos e considerou como os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem constroem significados para o conhecimento científico escolar quando aplicado às situações cotidianas. A nossa discussão foi pautada na importância dos projetos temáticos para o processo de contextualização e como esse processo faz emergir diferentes concepções acerca dos conteúdos científicos explorados. Verificamos que o processo de contextualização promovido pelo projeto possibilitou aos alunos ampliar a visão sobre a realidade regional e conhecer de perto o modo de vida de uma comunidade quilombola. Além disso, as discussões realizadas na escola e em contextos extra-escolares possibilitaram aos alunos e professores a percepção de diferentes concepções e diferentes formas de expressão relativas ao conhecimento científico, dependendo do sujeito que produz o discurso e do contexto no qual ele é produzido. Nesse sentido, buscamos identificar relações semânticas e padrões temáticos produzidos por esses sujeitos em diversos momentos do projeto. Finalmente, constatamos que a vivência de um projeto temático pode levar alunos e professores a compreender melhor a realidade no seu entorno e à discussão de diferentes formas de compreensão para os conceitos científicos introduzidos pelas disciplinas escolares, o que demanda uma visão mais ampla sobre como o conhecimento científico é construído e as suas relações com outras formas de conhecimento.
Palavras Chave
projetos temáticos, comunidade quilombola.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos