O ensino de Química em escolas públicas da cidade de Campina Grande - PB.
Título
O ensino de Química em escolas públicas da cidade de Campina Grande - PB.
O ensino de Química em escolas públicas da cidade de Campina Grande - PB.
Autor
Rochane Villarim de Almeida
Rochane Villarim de Almeida
Orientação
Wojciech Kuleza
Wojciech Kuleza
Instituição
UFPB
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
João Pessoa/PB
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo analisa a situação do ensino de Química na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar a visão teórica que norteia a prática docente, bem como os mecanismos dos processos por meio dos quais se desenvolve quotidianamente o ensino de Química em 19 escolas públicas estaduais da área-alvo da pesquisa. O instrumento empregado para a coleta de dados junto aos professores foi o questionário. Como fundamento teórico, apresenta-se o desenvolvimento histórico da Química, destacando a problemática do ensino de Química e a sua relação com a formação do cidadão, bem como a origem do ensino de Química na escola pública do estado da Paraíba. Enfatiza-se, ainda, a formação dos professores de Química em Campina Grande-PB, realçando o perfil profissional, as competências, atitudes e habilidades dos formados nesta área. Conclui-se que o ensino da Química ministrado na Cidade de Campina Grande tem como aspecto positivo a qualificação dos seus professores, pois a grande maioria possui formação de Licenciatura em Química e como aspecto negativo a carência de laboratórios nas escolas.
Este estudo analisa a situação do ensino de Química na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar a visão teórica que norteia a prática docente, bem como os mecanismos dos processos por meio dos quais se desenvolve quotidianamente o ensino de Química em 19 escolas públicas estaduais da área-alvo da pesquisa. O instrumento empregado para a coleta de dados junto aos professores foi o questionário. Como fundamento teórico, apresenta-se o desenvolvimento histórico da Química, destacando a problemática do ensino de Química e a sua relação com a formação do cidadão, bem como a origem do ensino de Química na escola pública do estado da Paraíba. Enfatiza-se, ainda, a formação dos professores de Química em Campina Grande-PB, realçando o perfil profissional, as competências, atitudes e habilidades dos formados nesta área. Conclui-se que o ensino da Química ministrado na Cidade de Campina Grande tem como aspecto positivo a qualificação dos seus professores, pois a grande maioria possui formação de Licenciatura em Química e como aspecto negativo a carência de laboratórios nas escolas.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
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Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor