Ser grande e ser pequeno: as tendências de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida.

Título
Ser grande e ser pequeno: as tendências de pensamento de professores e alunos sobre as relações entre tamanho e vida.
Autor
Rosileida Oliveira de Almeida
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do tratamento escolar das relações entre tamanho e vida, ressaltando, para esta finalidade, três aspectos: a) a riqueza e a natureza unificadora do conhecimento científico sobre o tema, que pode contribuir para a ruptura com o ensino fragmentado e descritivo dos seres vivos; b) a constatação, através de pesquisa das tendências de pensamento de professores e alunos de três níveis escolares, de que há obstáculos conceituais e epistemológicos à sua aprendizagem, desconsiderados até mesmo na formação de professores, o que pode gerar resistências à sua introdução nos currículos, e c) a diversidade de possibilidades de problematização e de abordagem do tema elencadas, que podem possibilitar a superação progressiva de tais obstáculos e, portanto, a aprendizagem efetiva de conhecimentos científicos de diferentes campos conceituais, de forma contextualizada, interdisciplinar e investigativa. Dentre os obstáculos à aprendizagem do tema destacam-se a tendência entre professores e alunos a transporem para outras dimensões aspectos de nossa percepção imediata, especialmente em situações que envolvem redução de tamanho, desconsiderando problemas de escala, e a dificuldade de imaginar situações não experienciadas. O interesse por investigar o tema resultou do reconhecimento de que eu, como professora de Ciências, não tinha elementos conceituais e metodológicos para abordá-los com segurança em minhas aulas, apesar de considerá-lo relevante, instigante e desafiador. Portanto, tive como principal pressuposto para o desenvolvimento desta pesquisa a concepção de que não só os alunos, mas também os professores, são sujeitos de aprendizagem, de forma que os processos de inovação curricular têm que envolvê-los, seja buscando compreender suas dificuldades e lhes fornecendo subsídios no sentido de construírem alternativas para superá-las, seja inserindo-os diretamente na pesquisa dos problemas de ensino-aprendizagem de Ciências que encontram em sua prática docente.
Palavras Chave
ensino, ensino de ciências, formação de professores, aprendizagem escolar.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno