A abordagem da genética médica no ensino e aprendizagem de Fisioterapia.
Título
A abordagem da genética médica no ensino e aprendizagem de Fisioterapia.
A abordagem da genética médica no ensino e aprendizagem de Fisioterapia.
Autor
Stela Neme Daré de Almeida
Stela Neme Daré de Almeida
Orientação
Elaine Sbroggio Rodini
Elaine Sbroggio Rodini
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O fisioterapeuta, no Brasil, é um profissional da área da saúde e tem uma relação pedagógica de ensino-aprendizagem constante com o paciente. Assim sendo, verificou-se a necessidade de se incluir no Projeto Pedagógico das Universidades que possuem o curso de Fisioterapia, objetivos e conteúdos de Genética Médica atualizados, adequados e eficientes, estruturando a formação do profissional, qualificando-o para atuar nos níveis de atenção à saúde, voltado ao desenvolvimento científico da profissão, atuando numa visão holística do homem. É enfatizada a importância do planejamento em atender às necessidades da realidade do curso de Fisioterapia, incluindo os temas-chave de Genética Médica, pelo seu envolvimento nos casos atendidos pelo profissional, estendendo a atual carga horária dos cursos, tendo em vista o número de patologias genéticas que necessitam de atendimento fisioterápico. Este estudo analisa os conteúdos e sugere temas de Genética Médica no Curso de Fisioterapia que poderiam ser melhor enfocados para atender eficientemente a prática profissional, acompanhando a evolução da ciência.
O fisioterapeuta, no Brasil, é um profissional da área da saúde e tem uma relação pedagógica de ensino-aprendizagem constante com o paciente. Assim sendo, verificou-se a necessidade de se incluir no Projeto Pedagógico das Universidades que possuem o curso de Fisioterapia, objetivos e conteúdos de Genética Médica atualizados, adequados e eficientes, estruturando a formação do profissional, qualificando-o para atuar nos níveis de atenção à saúde, voltado ao desenvolvimento científico da profissão, atuando numa visão holística do homem. É enfatizada a importância do planejamento em atender às necessidades da realidade do curso de Fisioterapia, incluindo os temas-chave de Genética Médica, pelo seu envolvimento nos casos atendidos pelo profissional, estendendo a atual carga horária dos cursos, tendo em vista o número de patologias genéticas que necessitam de atendimento fisioterápico. Este estudo analisa os conteúdos e sugere temas de Genética Médica no Curso de Fisioterapia que poderiam ser melhor enfocados para atender eficientemente a prática profissional, acompanhando a evolução da ciência.
Palavras Chave
ensino aprendizagem, genética, fisioterapia.
ensino aprendizagem, genética, fisioterapia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas