O Ensino de Química com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação de Jovens e Adultos.
Título
O Ensino de Química com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação de Jovens e Adultos.
O Ensino de Química com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação de Jovens e Adultos.
Autor
Valteni Nunes de Almeida
Valteni Nunes de Almeida
Orientação
Tales Leandro Costa Martins
Tales Leandro Costa Martins
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Percebe-se que a humanidade se vê cada vez mais influenciada pela Ciência e pela Tecnologia neste século e totalmente dependente de ambas. A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) caracterizam-se por uma organização conceitual com uma preocupação em temas sociais. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado está em sintonia com esse enfoque que persegue também os objetivos desta pesquisa: formar cidadãos críticos, capazes de interagir com a sociedade. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa usando a técnica da análise de conteúdos, criando-se assim categorias dentro da análise. Quanto ao enfoque CTS foram usadas as modalidades enxerto CTS e a Ciência vista por meio CTS, sendo que nestas modalidades o Ensino abre discussões e questionamentos do que seja Ciência e Tecnologia e os conteúdos desenvolvidos são ministrados de forma trans e interdisciplinar dentro do contexto educacional. A presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira etapa em uma Escola Estadual do município de Canoas/RS, com uma turma de 18 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a segunda etapa com um grupo de 133 alunos da Modalidade EJA. As atividades desenvolvidas no contexto da EJA possibilitaram um ensino diferenciado com esta modalidade, permitindo a construção do conhecimento do aluno em um processo ativo de aprendizagem e oportunizando a alfabetização científica proposta pelo enfoque CTS. Os resultados na primeira etapa, com relação aos temas Ciências, Tecnologias e suas relações com a Sociedade, foram interpretados e representados por categorias a partir das análises dos textos. Na segunda etapa foi realizado um levantamento do perfil dos estudantes da modalidade EJA, quanto aos seus interesses, graus de informações, atitudes, visões e conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e comparado com os resultados da turma EJA, a qual foi desenvolvida a presente pesquisa. Na Turma EJA, objeto da pesquisa, pode-se concluir que houve alteração quanto ao modo que os alunos entendem as relações CTS. O Ensino contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação do indivíduo, valorizando a cidadania dos alunos e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
Percebe-se que a humanidade se vê cada vez mais influenciada pela Ciência e pela Tecnologia neste século e totalmente dependente de ambas. A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) caracterizam-se por uma organização conceitual com uma preocupação em temas sociais. A busca de um ensino mais reflexivo e contextualizado está em sintonia com esse enfoque que persegue também os objetivos desta pesquisa: formar cidadãos críticos, capazes de interagir com a sociedade. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa usando a técnica da análise de conteúdos, criando-se assim categorias dentro da análise. Quanto ao enfoque CTS foram usadas as modalidades enxerto CTS e a Ciência vista por meio CTS, sendo que nestas modalidades o Ensino abre discussões e questionamentos do que seja Ciência e Tecnologia e os conteúdos desenvolvidos são ministrados de forma trans e interdisciplinar dentro do contexto educacional. A presente pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira etapa em uma Escola Estadual do município de Canoas/RS, com uma turma de 18 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a segunda etapa com um grupo de 133 alunos da Modalidade EJA. As atividades desenvolvidas no contexto da EJA possibilitaram um ensino diferenciado com esta modalidade, permitindo a construção do conhecimento do aluno em um processo ativo de aprendizagem e oportunizando a alfabetização científica proposta pelo enfoque CTS. Os resultados na primeira etapa, com relação aos temas Ciências, Tecnologias e suas relações com a Sociedade, foram interpretados e representados por categorias a partir das análises dos textos. Na segunda etapa foi realizado um levantamento do perfil dos estudantes da modalidade EJA, quanto aos seus interesses, graus de informações, atitudes, visões e conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e comparado com os resultados da turma EJA, a qual foi desenvolvida a presente pesquisa. Na Turma EJA, objeto da pesquisa, pode-se concluir que houve alteração quanto ao modo que os alunos entendem as relações CTS. O Ensino contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico na formação do indivíduo, valorizando a cidadania dos alunos e proporcionando uma nova leitura do mundo com implicações da Ciência e da Tecnologia.
Palavras Chave
ensino de quimica, ciência tecnologia e sociedade.
ensino de quimica, ciência tecnologia e sociedade.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
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