A fertilidade do conceito de professor-pesquisador a partir do desenvolvimento do estágio vinculado à pesquisa.
Título
A fertilidade do conceito de professor-pesquisador a partir do desenvolvimento do estágio vinculado à pesquisa.
A fertilidade do conceito de professor-pesquisador a partir do desenvolvimento do estágio vinculado à pesquisa.
Ensino de Ciências na Amazônia
Autor
Whasgthon Aguiar de Almeida
Whasgthon Aguiar de Almeida
Orientação
Evandro Ghedin
Evandro Ghedin
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este é um trabalho de pesquisa pautado numa perspectiva teórico-epistemologica como instrumento de análise de uma prática pedagógica de formação de professores-pesquisadores em um curso de graduação. Discute o processo de formação do professor-pesquisador a partir do desenvolvimento de uma prática de estágio vinculada a pesquisa. Pretende investigar em que medida um processo de estágio vinculado à pesquisa contribui para a legitimação da identidade docente e na promoção da autonomia profissional/intelectual do professor para o Ensino de Ciências. Tem por objetivo: Investigar como o processo de estágio vinculado à pesquisa contribui na formação do professor-pesquisador do campo, tendo em vista a legitimação de sua identidade docente e o despertar de sua autonomia profissional/intelectual. Pautou-se numa abordagem qualitativa voltada para a pesquisa-ação utilizando as técnicas de observação participante e entrevista semi-estruturada. Reflete sobre as várias dimensões do conceito de pesquisa e os relaciona com o processo formativo docente. Inicialmente evidencia o panorama da ciência moderna comentando a epistemologia dos teóricos que contribuíram para a sua consolidação. Defende a necessidade de tratar a Pedagogia como ciência da educação visando à legitimação de um processo de Educação Científica voltado para a formação do professor. Expõe as definições e distinções feitas pelos teóricos que estudam o Ensino de Ciências, a Educação Científica e a Alfabetização Científica para em seguida sugerir uma perspectiva que contemple a formação do professor-pesquisador. Propõe que os elementos caracterizadores da formação docente, como: identidade, saberes, autonomia e profissionalização sejam tratados como conceitos que sustentam a perspectiva da Educação Científica. Desenvolve uma idéia de que o estágio vinculado à pesquisa também se constitui num processo de Educação Científica voltado para a formação docente podendo contribuir na ressignificação de suas práticas pedagógicas a partir das suas próprias experiências de sala de aula. Com isso, entende que o professor passará de objeto a sujeito do conhecimento, tendo condições de desconstruí-lo e reconstruí-lo. Nessa perspectiva, descreve um processo de estágio voltado para a formação do professor-pesquisador, desenvolvido no contexto da educação do campo, evidenciando as etapas de sua trajetória metodológica e sistematizando os dados obtidos na investigação. Com o intuito de oferecer subsídios que possibilitem a criação de estratégias e metodologias para a formação do professor-pesquisador é apresentado como produto da pesquisa à estrutura de um modelo metodológico dos elementos que caracterizaram a investigação.
Este é um trabalho de pesquisa pautado numa perspectiva teórico-epistemologica como instrumento de análise de uma prática pedagógica de formação de professores-pesquisadores em um curso de graduação. Discute o processo de formação do professor-pesquisador a partir do desenvolvimento de uma prática de estágio vinculada a pesquisa. Pretende investigar em que medida um processo de estágio vinculado à pesquisa contribui para a legitimação da identidade docente e na promoção da autonomia profissional/intelectual do professor para o Ensino de Ciências. Tem por objetivo: Investigar como o processo de estágio vinculado à pesquisa contribui na formação do professor-pesquisador do campo, tendo em vista a legitimação de sua identidade docente e o despertar de sua autonomia profissional/intelectual. Pautou-se numa abordagem qualitativa voltada para a pesquisa-ação utilizando as técnicas de observação participante e entrevista semi-estruturada. Reflete sobre as várias dimensões do conceito de pesquisa e os relaciona com o processo formativo docente. Inicialmente evidencia o panorama da ciência moderna comentando a epistemologia dos teóricos que contribuíram para a sua consolidação. Defende a necessidade de tratar a Pedagogia como ciência da educação visando à legitimação de um processo de Educação Científica voltado para a formação do professor. Expõe as definições e distinções feitas pelos teóricos que estudam o Ensino de Ciências, a Educação Científica e a Alfabetização Científica para em seguida sugerir uma perspectiva que contemple a formação do professor-pesquisador. Propõe que os elementos caracterizadores da formação docente, como: identidade, saberes, autonomia e profissionalização sejam tratados como conceitos que sustentam a perspectiva da Educação Científica. Desenvolve uma idéia de que o estágio vinculado à pesquisa também se constitui num processo de Educação Científica voltado para a formação docente podendo contribuir na ressignificação de suas práticas pedagógicas a partir das suas próprias experiências de sala de aula. Com isso, entende que o professor passará de objeto a sujeito do conhecimento, tendo condições de desconstruí-lo e reconstruí-lo. Nessa perspectiva, descreve um processo de estágio voltado para a formação do professor-pesquisador, desenvolvido no contexto da educação do campo, evidenciando as etapas de sua trajetória metodológica e sistematizando os dados obtidos na investigação. Com o intuito de oferecer subsídios que possibilitem a criação de estratégias e metodologias para a formação do professor-pesquisador é apresentado como produto da pesquisa à estrutura de um modelo metodológico dos elementos que caracterizaram a investigação.
Palavras Chave
formação de professores, professor-pesquisador, estágio.
formação de professores, professor-pesquisador, estágio.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
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Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores