Caracterizando modelos mentais e pedagógicos acerca do fenômeno da Fotossíntese

Título
Caracterizando modelos mentais e pedagógicos acerca do fenômeno da Fotossíntese
Autor
Fátima Cristina de Mendonça Alves
Orientação
Sönia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A partir de questionário e entrevistas semi-estruturadas, investigaram-se os modelos mentais de estudantes do nível médio acerca do fenômeno da fotossíntese. As categorias foram construídas de acordo com o nível de elaboração dos modelos mentais. Os resultados mostram correlação entre a elaboração dos modelos mentais e a escolaridade. Outro aspecto destacado é a persistência, mesmo em modelos mentais mais elaborados, de imprecisões conceituais, principalmente sobre a compreensão da relação entre a fotossíntese e respiração celular. Foram investigados também os modelos pedagógicos de três professores de biologia do Ensino Médio, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Dimensões dos modelos pedagógicos foram estabelecidas no sentido de articular o conhecimento científico específico, no caso a fotossíntese, com aspectos mais gerais que estão subjacentes à prática pedagógica de professores. Os resultados mostram que existe valorização excessiva do saber construído pela experiência, principalmente na interação com colegas. Existe também relação entre a formação do professor e o modo como o conhecimento científico influencia a prática pedagógica. Considerações sobre as vantagens do referencial dos modelos mentais e conseqüentes contribuições para a didática das ciências são apresentadas e discutidas.
Palavras Chave
fotossíntese; modelos mentais; modelos pedagógicos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno