Caracterizando modelos mentais e pedagógicos acerca do fenômeno da Fotossíntese
Título
Caracterizando modelos mentais e pedagógicos acerca do fenômeno da Fotossíntese
Caracterizando modelos mentais e pedagógicos acerca do fenômeno da Fotossíntese
Autor
Fátima Cristina de Mendonça Alves
Fátima Cristina de Mendonça Alves
Orientação
Sönia Krapas Teixeira
Sönia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A partir de questionário e entrevistas semi-estruturadas, investigaram-se os modelos mentais de estudantes do nível médio acerca do fenômeno da fotossíntese. As categorias foram construídas de acordo com o nível de elaboração dos modelos mentais. Os resultados mostram correlação entre a elaboração dos modelos mentais e a escolaridade. Outro aspecto destacado é a persistência, mesmo em modelos mentais mais elaborados, de imprecisões conceituais, principalmente sobre a compreensão da relação entre a fotossíntese e respiração celular. Foram investigados também os modelos pedagógicos de três professores de biologia do Ensino Médio, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Dimensões dos modelos pedagógicos foram estabelecidas no sentido de articular o conhecimento científico específico, no caso a fotossíntese, com aspectos mais gerais que estão subjacentes à prática pedagógica de professores. Os resultados mostram que existe valorização excessiva do saber construído pela experiência, principalmente na interação com colegas. Existe também relação entre a formação do professor e o modo como o conhecimento científico influencia a prática pedagógica. Considerações sobre as vantagens do referencial dos modelos mentais e conseqüentes contribuições para a didática das ciências são apresentadas e discutidas.
A partir de questionário e entrevistas semi-estruturadas, investigaram-se os modelos mentais de estudantes do nível médio acerca do fenômeno da fotossíntese. As categorias foram construídas de acordo com o nível de elaboração dos modelos mentais. Os resultados mostram correlação entre a elaboração dos modelos mentais e a escolaridade. Outro aspecto destacado é a persistência, mesmo em modelos mentais mais elaborados, de imprecisões conceituais, principalmente sobre a compreensão da relação entre a fotossíntese e respiração celular. Foram investigados também os modelos pedagógicos de três professores de biologia do Ensino Médio, a partir de entrevistas semi-estruturadas. Dimensões dos modelos pedagógicos foram estabelecidas no sentido de articular o conhecimento científico específico, no caso a fotossíntese, com aspectos mais gerais que estão subjacentes à prática pedagógica de professores. Os resultados mostram que existe valorização excessiva do saber construído pela experiência, principalmente na interação com colegas. Existe também relação entre a formação do professor e o modo como o conhecimento científico influencia a prática pedagógica. Considerações sobre as vantagens do referencial dos modelos mentais e conseqüentes contribuições para a didática das ciências são apresentadas e discutidas.
Palavras Chave
fotossíntese; modelos mentais; modelos pedagógicos.
fotossíntese; modelos mentais; modelos pedagógicos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno