Significados sobre Ciência e Tecnologia entre alunos do Ensino Médio a partir de um caso de dano Ambiental.

Título
Significados sobre Ciência e Tecnologia entre alunos do Ensino Médio a partir de um caso de dano Ambiental.
Educação para a Ciência
Autor
João Amadeus Pereira Alves
Orientação
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Desde a década de 1970, a visão não crítica pela qual a ciência e a tecnologia (C&T) são apresentadas aos alunos da educação básica vem sendo combatida através da chamada ênfase nas relações CTS (ciência-tecnologia-sociedade) nos currículos e disciplinas de ciências naturais, em alguns países. Entretanto, evidências diárias da utilização dos conhecimentos em C&T visando lucro e poder, em detrimento da qualidade ambiental, não têm sido objetos de estudos na escola. Na busca de ações educacionais a favor de uma abordagem reflexiva sobre as implicações das relação CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), desenvolveu-se uma pesquisa que visou explorar as visões que alunos do ensino médio tinham sobre diferentes perspectivas de um caso de contaminação por chumbo, no qual a ciência e a tecnologia poderiam não aparecer como mito ou guardiãs. Assim, o projeto que lhes propiciou entrar em contato com diferentes perspectivas de alguns agentes e setores sociais envolvidos com o referido caso, permitiu inferir que uma vivência mais aprofundada e não tendenciosa sobre a complexidade de um caso de dano ambiental favorece uma argumentação mais consistente, bem como posicionamentos mais firmes, sobre impactos ambientais e suas relações com o avanço tecnológico, principalmente.
Palavras Chave
ciência e tecnologia, ensino médio, dano ambiental, CTS, características do aluno

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método