Uma proposta pedagógica para uso do computador em ambientes de ensino experimental de Física.

Título
Uma proposta pedagógica para uso do computador em ambientes de ensino experimental de Física.
Autor
João Carlos Nogueira Alves
Orientação
Marcos da Fonseca Elia
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Tecnologia
Ano
2000
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho, apresentamos, inicialmente, um relato bibliográfico sobre o ensino de Física e o uso da Informática nessa área. Discutimos mais detidamente o laboratório didático de Física, explicitando seus modelos organizacionais e tendências sobre a utilização do computador nesse ambiente de ensino. Além disso, este trabalho apresenta um modelo de Programa para Aquisição e Discussão de Dados (PADD), tendo em vista os procedimentos experimentais, que normalmente esperamos que um estudante execute, em aulas experimentais. Implementamos um PADD relativo ao ensino de Mecânica, com o qual realizamos um estudo, para avaliação de seu funcionamento, e um estudo de caso para avaliação da interferência que o seu uso produz no processo de construção do conhecimento. Com os modelos testados e criticados, especificamos uma Fábrica de Autoria de PADD (FAPADD), tendo em vista os resultados obtidos nas etapas anteriores.
Palavras Chave
coletar dados, ensino experimental de física, informática

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos