Biologia e Ética: um estudo sobre a compreensão e atitudes de alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA.
Título
Biologia e Ética: um estudo sobre a compreensão e atitudes de alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA.
Biologia e Ética: um estudo sobre a compreensão e atitudes de alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA.
Educação para Ciência
Autor
Sandra Bevilaqua Ferreira Alves
Sandra Bevilaqua Ferreira Alves
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e o mundo em que vive. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, que afetam a sociedade, foram trabalhadas junto aos alunos do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, de modo contextualizado. A coleta dos dados para a análise do problema deu-se através dos procedimentos múltiplos usados como estratégia investigativa que possibilitou compreender as idéias e atitudes dos alunos, seus valores e suas crenças. Para a formação de professores, a análise da prática pedagógica mostrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para se trabalhar de modo reflexivo, melhorando a qualidade das aulas para a formação de alunos críticos e atuantes, capazes de tomarem atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.
Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e o mundo em que vive. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, que afetam a sociedade, foram trabalhadas junto aos alunos do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, de modo contextualizado. A coleta dos dados para a análise do problema deu-se através dos procedimentos múltiplos usados como estratégia investigativa que possibilitou compreender as idéias e atitudes dos alunos, seus valores e suas crenças. Para a formação de professores, a análise da prática pedagógica mostrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para se trabalhar de modo reflexivo, melhorando a qualidade das aulas para a formação de alunos críticos e atuantes, capazes de tomarem atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.
Palavras Chave
Características do aluno; formação de professores; professor-pesquisador.
Características do aluno; formação de professores; professor-pesquisador.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método