Biologia e Ética: um estudo sobre a compreensão e atitudes de alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA.

Título
Biologia e Ética: um estudo sobre a compreensão e atitudes de alunos do Ensino Médio frente ao tema Genoma/DNA.
Educação para Ciência
Autor
Sandra Bevilaqua Ferreira Alves
Orientação
Ana Maria de Andrade Caldeira
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e o mundo em que vive. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, que afetam a sociedade, foram trabalhadas junto aos alunos do Ensino Médio, nas aulas de Biologia, de modo contextualizado. A coleta dos dados para a análise do problema deu-se através dos procedimentos múltiplos usados como estratégia investigativa que possibilitou compreender as idéias e atitudes dos alunos, seus valores e suas crenças. Para a formação de professores, a análise da prática pedagógica mostrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para se trabalhar de modo reflexivo, melhorando a qualidade das aulas para a formação de alunos críticos e atuantes, capazes de tomarem atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.
Palavras Chave
Características do aluno; formação de professores; professor-pesquisador.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método