O Lixo Urbano: Possibilidades de Realização de Práticas Educativas Ambientais no espaço Público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu.
Título
O Lixo Urbano: Possibilidades de Realização de Práticas Educativas Ambientais no espaço Público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu.
O Lixo Urbano: Possibilidades de Realização de Práticas Educativas Ambientais no espaço Público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu.
Geografia
Autor
Ana Maria Macedo
Ana Maria Macedo
Orientação
Lana de Souza Cavalcanti
Lana de Souza Cavalcanti
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2002
2002
/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Para a verificação das possibilidades de realização de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar no espaço público da UEG - Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Porangatu, desenvolveu-se esta pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada na teoria da percepção ambiental. Entre os diversos problemas ambientais da cidade de Porangatu, tem-se no lixo o instrumento de referência que começou a se intensificar com o advento da Revolução Industrial, (século XVIII). A partir da década de um mil novecentos e setenta, o lixo ganha proporções em volume e qualidade, sendo formado pelos resultados das atividades humanas nas cidades e pelo processo capitalista industrial que produz grande diversificação de produtos. Os meios de comunicação de massa e tecnologia avançada despertam nos seres humanos o desejo consumista que traz desperdícios e consequente geração de lixo. Este, não sendo tratado ou depositado corretamente, seja pela carência de educação ambiental ou ineficiência de gerenciamento urbano, ocasiona graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública. Assim, objetiva-se conhecer as percepções de professores, moradores, autoridades competentes e frequentadores da Unidade sobre a problemática do lixo urbano e escolar x educação ambiental e práticas educativas ambientais para a cidade e UEG - Unidade Universitária de Porangatu. Para tanto, utiliza-se de coleta de dados, na cidade e Unidade através de: percepção ambiental, observação "in loco" entrevistas formais, semi-estruturadas e informais, Relatório Técnico Ambiental, fotografias, fontes documentais etc. Para a pesquisa de campo no espaço público da Unidade, aplicou-se cento e noventa questionários a alunos e dezessete a professores dos cursos regulares. Aponta-se como resultados a superficialidade e quase inexistência de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar. Concluiu-se: há urgência e necessidade de inclusão teórica e prática da educação ambiental nos cursos ministrados na Unidade, fazend0-se uso das modalidades educativas: não-formal e formal, tendo em vista a sua representatividade, como instituição que educa e forma profissionais que devem ser capacitados para a percepção holística da realidade ambiental, principalmente no que se refere ao lixo como um dos mais sérios problemas enfrentados pela maioria das cidades brasileiras. Como soluções, levanta-se algumas propostas alternativas de educação ambiental para a problemática lixo.
Para a verificação das possibilidades de realização de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar no espaço público da UEG - Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Porangatu, desenvolveu-se esta pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada na teoria da percepção ambiental. Entre os diversos problemas ambientais da cidade de Porangatu, tem-se no lixo o instrumento de referência que começou a se intensificar com o advento da Revolução Industrial, (século XVIII). A partir da década de um mil novecentos e setenta, o lixo ganha proporções em volume e qualidade, sendo formado pelos resultados das atividades humanas nas cidades e pelo processo capitalista industrial que produz grande diversificação de produtos. Os meios de comunicação de massa e tecnologia avançada despertam nos seres humanos o desejo consumista que traz desperdícios e consequente geração de lixo. Este, não sendo tratado ou depositado corretamente, seja pela carência de educação ambiental ou ineficiência de gerenciamento urbano, ocasiona graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública. Assim, objetiva-se conhecer as percepções de professores, moradores, autoridades competentes e frequentadores da Unidade sobre a problemática do lixo urbano e escolar x educação ambiental e práticas educativas ambientais para a cidade e UEG - Unidade Universitária de Porangatu. Para tanto, utiliza-se de coleta de dados, na cidade e Unidade através de: percepção ambiental, observação "in loco" entrevistas formais, semi-estruturadas e informais, Relatório Técnico Ambiental, fotografias, fontes documentais etc. Para a pesquisa de campo no espaço público da Unidade, aplicou-se cento e noventa questionários a alunos e dezessete a professores dos cursos regulares. Aponta-se como resultados a superficialidade e quase inexistência de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar. Concluiu-se: há urgência e necessidade de inclusão teórica e prática da educação ambiental nos cursos ministrados na Unidade, fazend0-se uso das modalidades educativas: não-formal e formal, tendo em vista a sua representatividade, como instituição que educa e forma profissionais que devem ser capacitados para a percepção holística da realidade ambiental, principalmente no que se refere ao lixo como um dos mais sérios problemas enfrentados pela maioria das cidades brasileiras. Como soluções, levanta-se algumas propostas alternativas de educação ambiental para a problemática lixo.
Palavras Chave
Lixo Urbano, Praticas Educativas Ambientais.
Lixo Urbano, Praticas Educativas Ambientais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno