O Lixo Urbano: Possibilidades de Realização de Práticas Educativas Ambientais no espaço Público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu.

Título
O Lixo Urbano: Possibilidades de Realização de Práticas Educativas Ambientais no espaço Público da UEG - Unidade Universitária de Porangatu.
Geografia
Autor
Ana Maria Macedo
Orientação
Lana de Souza Cavalcanti
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2002
/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Para a verificação das possibilidades de realização de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar no espaço público da UEG - Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Porangatu, desenvolveu-se esta pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada na teoria da percepção ambiental. Entre os diversos problemas ambientais da cidade de Porangatu, tem-se no lixo o instrumento de referência que começou a se intensificar com o advento da Revolução Industrial, (século XVIII). A partir da década de um mil novecentos e setenta, o lixo ganha proporções em volume e qualidade, sendo formado pelos resultados das atividades humanas nas cidades e pelo processo capitalista industrial que produz grande diversificação de produtos. Os meios de comunicação de massa e tecnologia avançada despertam nos seres humanos o desejo consumista que traz desperdícios e consequente geração de lixo. Este, não sendo tratado ou depositado corretamente, seja pela carência de educação ambiental ou ineficiência de gerenciamento urbano, ocasiona graves consequências ao meio ambiente e à saúde pública. Assim, objetiva-se conhecer as percepções de professores, moradores, autoridades competentes e frequentadores da Unidade sobre a problemática do lixo urbano e escolar x educação ambiental e práticas educativas ambientais para a cidade e UEG - Unidade Universitária de Porangatu. Para tanto, utiliza-se de coleta de dados, na cidade e Unidade através de: percepção ambiental, observação "in loco" entrevistas formais, semi-estruturadas e informais, Relatório Técnico Ambiental, fotografias, fontes documentais etc. Para a pesquisa de campo no espaço público da Unidade, aplicou-se cento e noventa questionários a alunos e dezessete a professores dos cursos regulares. Aponta-se como resultados a superficialidade e quase inexistência de práticas educativas ambientais com o lixo urbano e escolar. Concluiu-se: há urgência e necessidade de inclusão teórica e prática da educação ambiental nos cursos ministrados na Unidade, fazend0-se uso das modalidades educativas: não-formal e formal, tendo em vista a sua representatividade, como instituição que educa e forma profissionais que devem ser capacitados para a percepção holística da realidade ambiental, principalmente no que se refere ao lixo como um dos mais sérios problemas enfrentados pela maioria das cidades brasileiras. Como soluções, levanta-se algumas propostas alternativas de educação ambiental para a problemática lixo.
Palavras Chave
Lixo Urbano, Praticas Educativas Ambientais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno