Analogias e metáforas no ensino de ciências: aplicações na educação sexual.

Título
Analogias e metáforas no ensino de ciências: aplicações na educação sexual.
Educação Tecnológica.
Autor
Sílvia Eugênia do Amaral
Orientação
Ronaldo Luiz Nagem
Instituição
CEFET/MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa discute o uso das analogias e metáforas no ensino de Ciências, em um estudo aplicado à educação sexual. Sugere as analogias e metáforas como recursos de pesquisa e ensino nessa área. As investigações contemplaram os seguintes campos: a construção da identidade de gênero no Brasil a partir das analogias oriundas das denominações populares (ou metafóricas) dos termos: genitais masculinos, genitais femininos e intercurso sexual; as metáforas das correntes metodológicas da Educação Afetivo-Sexual iluminadas pela teoria da Metáfora Conceptual; e a interpretação das metáforas e analogias por mulheres negras, de campanhas institucionais de DST/Aids. Utilizamos a metodologia de caráter etnográfico e exploratória, visando formas mais adequadas para esta investigação. Os resultados apontam algumas considerações sobre o envolvimento dessas analogias e metáforas na educação sexual e sugerem o uso metodológico das mesmas como ferramentas educacionais, permitindo a revisão de conceitos, comportamentos e crenças morais e contribuindo ainda com a desconstrução de mitos, ideologias discriminadoras e tabus.
Palavras Chave
ensino de ciências, analogias, metáforas, educação sexual, gênero.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método