Os recursos hipermídia e os problemas abertos: uma proposta para o ensino de conceitos de calor e temperatura no ensino médio.
Título
Os recursos hipermídia e os problemas abertos: uma proposta para o ensino de conceitos de calor e temperatura no ensino médio.
Os recursos hipermídia e os problemas abertos: uma proposta para o ensino de conceitos de calor e temperatura no ensino médio.
Educação para a Ciência
Autor
André Ricardo Soares Amarante
André Ricardo Soares Amarante
Orientação
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Odete Pacubi Baierl Teixeira
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
É crescente o número de iniciativas que visam utilizar o computador e os diferentes recursos multimídia como ferramenta educacional. Contudo, na maioria das vezes, essas iniciativas não conseguem ultrapassar os procedimentos tradicionais de transmissão de informação: constituem-se em simples transferência de páginas dos livros didáticos para tela do computador. Neste trabalho, nos restringiremos a apresentar um protótipo de software desenvolvido com objetivo de discutir os conceitos relacionados aos fenômenos térmicos. Buscamos integrar diferentes recursos hipermídia para apresentar uma seqüência didática que reúne diferentes instrumentos e estratégias de ensino, tais como: problemas abertos, práticas experimentais, demonstrações experimentais, textos com ênfase nas relações Ciência/Tecnologia/Sociedade, além de simulações de modelos. A elaboração dos conteúdos, bem como a seqüência proposta, foi fundamentada a partir da evolução histórica dos conceitos científicos.
É crescente o número de iniciativas que visam utilizar o computador e os diferentes recursos multimídia como ferramenta educacional. Contudo, na maioria das vezes, essas iniciativas não conseguem ultrapassar os procedimentos tradicionais de transmissão de informação: constituem-se em simples transferência de páginas dos livros didáticos para tela do computador. Neste trabalho, nos restringiremos a apresentar um protótipo de software desenvolvido com objetivo de discutir os conceitos relacionados aos fenômenos térmicos. Buscamos integrar diferentes recursos hipermídia para apresentar uma seqüência didática que reúne diferentes instrumentos e estratégias de ensino, tais como: problemas abertos, práticas experimentais, demonstrações experimentais, textos com ênfase nas relações Ciência/Tecnologia/Sociedade, além de simulações de modelos. A elaboração dos conteúdos, bem como a seqüência proposta, foi fundamentada a partir da evolução histórica dos conceitos científicos.
Palavras Chave
hipermídia, fenômenos térmicos, ensino-aprendizagem de física, proposta de ensino
hipermídia, fenômenos térmicos, ensino-aprendizagem de física, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos