O ensino de Biologia e as relações entre Ciência /Tecnologia /Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio
Título
O ensino de Biologia e as relações entre Ciência /Tecnologia /Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio
O ensino de Biologia e as relações entre Ciência /Tecnologia /Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio
Educação
Autor
Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
Orientação
Hilário Fracalanza
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
FE
FE
Ano
1995
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Discute as relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de Biologia no ensino médio. Toma como referência as concepções de oito professoras sobre essas relações CTS e como elas se expressam na sua prática em sala de aula, bem como as concepções presentes nos manuais didáticos e planejamentos de ensino. A análise dos dados da entrevista foi derivada da escolha de três instâncias de análise: Apropriação do Conhecimento Científico, Relação Pesquisa e Ensino, Relação entre Aulas Teóricas e Aulas Práticas. Em todas essas instâncias, aponta diferentes perspectivas na interação entre Teoria e Prática. Reconhece a existência de uma diferença entre o discurso e a prática das professoras no que se refere às interações CTS, ora havendo uma aproximação. ora um distanciamento entre o idealizado e o realizado por elas. Conclui que a abordagem das relações CTS que já existe no currículo de Biologia acontece sem que os elementos Ciência e Tecnologia sejam contextualizados em uma específica Sociedade, o que geralmente não leva a um desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente aos diferentes papéis da Ciência e Tecnologia, a fim de garantir-lhes uma tomada de decisões mais consciente. Identifica também que as estratégias utilizadas pelas professoras, no trabalho com os alunos, oferecem pouca possibilidade para que eles venham a modificar concretamente a sua realidade, a partir de um redimensionamento do significado das relações CTS.
Discute as relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de Biologia no ensino médio. Toma como referência as concepções de oito professoras sobre essas relações CTS e como elas se expressam na sua prática em sala de aula, bem como as concepções presentes nos manuais didáticos e planejamentos de ensino. A análise dos dados da entrevista foi derivada da escolha de três instâncias de análise: Apropriação do Conhecimento Científico, Relação Pesquisa e Ensino, Relação entre Aulas Teóricas e Aulas Práticas. Em todas essas instâncias, aponta diferentes perspectivas na interação entre Teoria e Prática. Reconhece a existência de uma diferença entre o discurso e a prática das professoras no que se refere às interações CTS, ora havendo uma aproximação. ora um distanciamento entre o idealizado e o realizado por elas. Conclui que a abordagem das relações CTS que já existe no currículo de Biologia acontece sem que os elementos Ciência e Tecnologia sejam contextualizados em uma específica Sociedade, o que geralmente não leva a um desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente aos diferentes papéis da Ciência e Tecnologia, a fim de garantir-lhes uma tomada de decisões mais consciente. Identifica também que as estratégias utilizadas pelas professoras, no trabalho com os alunos, oferecem pouca possibilidade para que eles venham a modificar concretamente a sua realidade, a partir de um redimensionamento do significado das relações CTS.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas