Os olhares do caminhante nos territórios do Ensino de Biologia.

Título
Os olhares do caminhante nos territórios do Ensino de Biologia.
Autor
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Orientação
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Campinas/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Resumo
O motivo principal da tessitura desta tese foi indicar traçados e compreensões da produção do conhecimento escolar em aulas de Biologia e de Ciências. Com os traçados formaram-se mapas que, na perspectiva adotada, evidenciaram expansões, fraturas, conquistas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos na área de ensino das Ciências. Ao escolher as interações entre formas e conteúdos como indicativos das condições de produção do conhecimento escolar, emergiram situações do cotidiano escolar que redimensionam os papéis de professores e alunos na produção coletiva dos conhecimentos em aula; as relações entre a criatividade, as interfaces entre o tradicional e o novo e a produção de conhecimentos em aula; os usos e os consumos dos materiais didáticos por alunos e professores. Analisa-se um processo que envolve resistência e transgressões aos emolduramentos que se supõem permitem colocar em perspectivas as multiplicidades de apropriação dos espaços e tempos escolares por professores e alunos.
Palavras Chave
ensino de biologia, currículo, produção de conhecimento.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método